A tomada de decisões é um processo temido por diversos gestores. Isso porque, há pouco tempo atrás, muito se dependia de achismos ou do feeling que o profissional tinha do mercado. Com a transformação digital esse cenário mudou radicalmente e os dados se tornaram uma solução eficaz para resultados assertivos.
De tão importantes, o matemático e especialista em ciência de dados Clive Humby, considera que “os dados são o novo petróleo” do mercado. Eles são os responsáveis por trazer informações valiosas sobre o desempenho das operações e se tornam uma ferramenta poderosa para guiar estratégias.
Por meio de informações trazidas nos indicadores, como os KPI’s (Key Performance Indicators, ou indicadores de performance, em português), a leitura do mercado se torna mais precisa e eficaz. Mais do que melhorar o desempenho, os resultados são potencializados focando no que realmente funciona para o seu negócio.
Mas, que mágica é essa?
Você provavelmente já escutou que “informação é poder”, certo? O ditado, ainda que antigo, reflete nos dias de hoje e são o cerne do que é a análise de dados. Diversos conceitos, como o de data driven, que engloba o uso de dados na gestão, tratam sobre a análise das informações obtidas diariamente dentro dos processos organizacionais de uma empresa.
Eles são essenciais para orientar a tomada de decisão, já que trazem uma noção mais precisa sobre os movimentos internos e também de mercado. Ou seja, com uma visão estruturada sobre estas informações é possível aproveitar oportunidades, acompanhar tendências e antecipar possíveis problemas dentro da operação.
E no dia a dia, o que isso significa?
Nós já citamos aqui sobre a eficiência e segurança na tomada de decisões, mas utilizar indicadores de desempenho no cotidiano permite uma infinidade de possibilidades. Eles são a matéria prima para a melhora contínua do seu negócio porque permitem identificar gargalos, gerar insights e avaliar os resultados com base em informações concretas.
Por exemplo, com bons KPI’s de vendas, se analisam processos como a performance da equipe comercial, produtos ou serviços de maior aderência, crescimento da base de clientes e contatos. Além da duração média do ciclo de vendas e outras infinitas possibilidades que englobam de ponta a ponta a sua operação.
Para facilitar seu entendimento, separamos alguns dos principais benefícios do uso dessas informações dentro do seu negócio para multiplicar suas vendas. Confira!
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Previsibilidade e personalização
Quem nunca sonhou em adivinhar o futuro? Ainda que os dados da sua operação não mostrem a dezena da mega sena, eles vão permitir analisar o cenário futuro para o seu negócio. Isso quer dizer, com a análise dos dados históricos é possível diagnosticar o desempenho do que já aconteceu dentro do seu negócio e buscar novas soluções para ações futuras.
A análise preditiva utiliza, por exemplo, informações sobre compras de seus clientes, dados demográficos ou porte das empresas que procuram seus serviços para identificar dados sobre os hábitos de consumo. Isso permite que você conheça e acompanhe a fundo as necessidades destes consumidores.
No dia a dia isso impacta diretamente na fidelização e no aumento do número de compras, já, assim, se torna mais fácil compreender a dor do cliente e antecipar suas dificuldades com a oferta de produtos que sejam personalizados para aquela necessidade específica.
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Analisar indicadores relacionados a estes processos também permitem identificar pontos que precisam ser melhorados para proporcionar a melhor experiência ao cliente. Desde o atendimento até o pós vendas é fundamental satisfazer o cliente, e isso se torna muito mais fácil entendendo como cada um deles se comporta.
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Aumento da produtividade
Ter uma gestão baseada em indicadores é sinônimo de eficiência, e isso reflete na produtividade da equipe. Avaliando os dados das ações já desenvolvidas, os gestores, representantes ou vendedores podem entender o que é mais importante para a operação, otimizando as estratégias para aquilo que realmente impacta no negócio.
E como você já deve ter percebido que nós gostamos de um bom ditado, deixamos um aqui que explica exatamente como a análise de indicadores vai potencializar as suas vendas: “para saber para onde vamos, é preciso saber de onde viemos”. Agora ficou fácil, né?
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Sabendo as ações que funcionam para a empresa, o time comercial pode direcionar as estratégias para o que resultado se torne mais assertivo, impulsionando os resultados de acordo com as metas estabelecidas.
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Novas oportunidades
Apostar em algo novo muitas vezes não é fácil, mas analisando dados como o rendimento dos setores ou a taxa de retorno que eles trazem para a empresa, facilitam o processo de encontrar novas possibilidades.
Isso porque, muitas vezes, não é necessário lançar um serviço ou produto completamente diferente do que a empresa já faz, somente aprimorá-lo de acordo com as tendências do mercado ou os hábitos de consumo.
Essa atualização frequente é resultado de uma análise periódica e inteligente dos indicadores, permitindo estar sempre atento às oportunidades que podem trazer grande retorno para o negócio.
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Redução de custos
Por último – mas não menos importante – todos os processos que apresentamos aqui impactam diretamente na redução de custos da sua operação. Estudando as áreas que entregam melhores resultados é possível otimizar os recursos e criar um planejamento estratégico para atingir os resultados esperados.
Mais que isso, os indicadores permitem minimizar riscos, diminuindo erros, o desperdício de tempo e custos. É saber onde e quando investir para que o seu negócio decole de forma saudável e segura.
Conclusão
Em um mercado cada vez mais competitivo, saber transformar dados em informações úteis é um passo determinante para o sucesso dos negócios. Com o acompanhamento constante das informações e dados trazidos pelos KPI’s é possível identificar oportunidades reais para multiplicar suas vendas.
Gerar relatórios e analisar os números da sua operação se mostra como a estratégia mais poderosa para revolucionar a tomada e a assertividade das decisões. Aproveitando melhor todo o potencial da equipe para gerar mais resultados e melhorar o desempenho empresarial.
Quer saber mais sobre os principais indicadores de desempenho para o setor comercial? Não deixe de conferir o nosso guia sobre os principais KPI’s de vendas! Acesse aqui.