Que a inovação é um dos principais pilares da era digital, isso você já percebeu. Mas, por trás de todas as transformações dos últimos anos, a automação é uma das principais propulsoras para esse movimento disruptivo no mercado. Com ela, a integração também vem garantindo o seu espaço.
E o que isso quer dizer? Bom, isso significa que as empresas vêm caminhando para um ecossistema cada vez mais conectado, onde informações são centralizadas e atualizadas em tempo real. E, quando falamos em um bom sistema de Força de Vendas, a integração é essencial para garantir melhores resultados!
Para que você possa entender um pouco sobre o universo tecnológico que existe por trás dessa conexão, este artigo vai explicar um pouco sobre a integração via API. Uma ferramenta que você não vê no seu dia a dia, mas que atua nos bastidores da otimização dos processos. Continue a leitura e entenda!
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O que é uma API
O primeiro passo para compreender a integração é saber que ela pode ser feita de diferentes formas, uma delas é através das API’s. As Application Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicação – no nosso bom e velho português – são, resumidamente, pontes de comunicação entre programas ou ferramentas.
Ou seja, é por meio de diferentes comandos que as API’s conectam as plataformas e especificam como elas devem interagir entre si. Essa troca de informação entre um ponto e outro, executa tarefas sem que você nem sequer perceba que exista algo por trás.
Quer um exemplo prático? Imagine que você fez um pedido no seu aplicativo de delivery preferido. Depois de pronto, seu pedido é encaminhado à entrega e pelo seu celular você consegue acompanhar a localização do entregador. Não entendeu? Bom, é que isso só foi possível por meio de uma API.
E a gente te explica o porquê: para que isso aconteça, o aplicativo precisa solicitar informações do GPS do entregador. É aí que entra a API. Ela é a responsável por buscar a informação e retornar para o aplicativo a localização em tempo real. Ou seja, neste caso, ela atuou como um mediador, transmitindo os dados necessários para que você possa saber onde exatamente o seu pedido está.
Ficou mais fácil entender como essa ferramenta funciona? Ainda que não a vejamos, as API’s garantem um universo de possibilidades que tornam o dia a dia muito mais prático.
API direcionada para integração
Agora que você já entendeu o que é uma API, é preciso saber que, assim como a integração, também existem muitas formas para desenvolver esta ferramenta. Com o objetivo central de conectar plataformas, as API’s podem ser personalizadas de acordo com as necessidades de cada negócio.
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Quando utilizamos uma API direcionada para a área de vendas, isso significa que a conexão atuará exclusivamente junto às demandas da equipe comercial. E quando esta ferramenta já é um recurso do Força de Vendas, todo o projeto de desenvolvimento é elaborado para atender o que a empresa precisa, seguindo a política comercial empregada.
Dessa forma, o processo também se torna muito mais fácil para os gestores, que não precisam buscar por um parceiro externo para realizar a comunicação entre estas informações. Impactando diretamente em uma operação comercial mais coesa, segura e com menos riscos de falhas.
Mas, como isso impacta no meu negócio?
No último tópico utilizamos um exemplo prático que você muito provavelmente já tenha percebido no seu cotidiano. Mas, para as rotinas dos negócios, a lógica é praticamente a mesma. O que muda aqui são as informações que são transmitidas neste processo.
Quando a sua empresa utiliza um sistema de gestão, como um ERP, a integração por meio de uma API permite a comunicação entre o software e outras aplicações, como é o caso do sistema de Força de Vendas ou até mesmo marketplaces ou e-commerces. Essa conexão faz com que o trabalho não se torne um sistema isolado, mas sim um ecossistema conectado, atualizado e centralizado.
Ou seja, imagine que o seu vendedor ou representante esteja em uma visita externa e precise fazer o lançamento de pedidos. De nada adianta ele vender algo que sua empresa não possui estoque, não é mesmo? É aí que entra novamente a API, trazendo em tempo real as informações dos produtos que sua empresa possui ou não.
O mesmo acontece nas vendas virtuais. A comunicação constante entre o ambiente de vendas e as informações do seu negócio, garantem o controle no fluxo de dados, atuando em conjunto para que o seu negócio tenha uma performance ainda mais apurada.
E por que a integração via API é tão importante?
Diferente de outros modelos de integração, como plug-ins, por exemplo, a integração via API garante a integridade dos dados durante a comunicação. Isso significa que nenhuma informação é perdida ou repassada de forma errônea.
Com isso o time comercial pode usufruir de uma série de benefícios que vão desde o retrabalho com atividades manuais até o aumento na produtividade, focando naquilo que realmente importa: trazer os melhores resultados.
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Com a ferramenta realizando a comunicação constante entre o seu ERP e o sistema de Força de Vendas, o processo se torna muito mais ágil. Seja na hora de cadastrar clientes ou conferir informações.
Podemos listar mais alguma vantagens para as equipes comerciais, como:
- conferência de estoque atualizada;
- acompanhamento da carteira de clientes;
- verificação da tabela de preços ou descontos;
- lançamento de pedidos automatizado de acordo com a recorrência;
- disponibilidade de catálogo de produtos;
- entre muitos outros.
Conclusões
Com o mercado oferecendo cada vez mais soluções tecnológicas, é normal que um negócio possua diferentes ferramentas para suprir suas necessidades. Porém, cada vez mais a integração entre elas vem se tornando fundamental. E é aí que entram as API’s sendo um recurso essencial para centralizar as informações e garantir a conexão entre elas.
E esse é um mecanismo crucial dentro de um bom sistema de Força de Vendas, permitindo que as informações do seu negócio estejam conectadas diretamente com o sistema de gestão utilizado. Ainda que complexa, a integração via API representa a aposta em um futuro mais tecnológico, realizando o tratamento dos dados e garantindo uma atuação mais otimizada.
O que faz toda a diferença para a competitividade do seu negócio, reduzindo custos, retrabalhos e atuando com mais precisão. E aí, como seu negócio vem investindo nas ferramentas tecnológicas?