Skip to main content

Descontos, ofertas e brindes são, sempre, bons atrativos para o aumento de vendas. Um estudo da Nielsen apontou que promoções, principalmente quando focadas em preços, são responsáveis por mais de 50% na geração de renda.

No contexto da indústria, para essa estratégia ser assertiva, assegurar uma boa comunicação com os representantes é fundamental. Afinal, representantes bem informados e conectados com as necessidades do negócio têm mais chances de atingir suas metas e garantir a satisfação do cliente.

Ao aplicar essa abordagem, a indústria cria oportunidades para aumentar o ticket médio e melhorar os resultados das vendas. Além de conseguir ter um maior giro de estoque, variando ofertas de acordo com o mix de produtos.

Para tudo isso funcionar, um bom sistema de Força de Vendas é um aliado importante, garantindo que representantes estejam sempre alinhados com a estratégia da empresa. Neste texto exploraremos sobre como a estratégia de cupons e descontos em vendas pode ajudar indústrias e como o ClicVenda é parceiro neste processo.

Descontos e ofertas na indústria

Estratégias de promoções, descontos e ofertas ajudam a impulsionar vendas em curto prazo e aumentar o volume de clientes recorrentes. Ações assim servem como gatilho para criar urgência na tomada de decisão, assim como aumentam o ticket médio dos pedidos, incentivando a compra em maior quantidade e de diferentes itens.

 

Leia também: O poder da inteligência de mercado para impulsionar indústrias

Para a indústria, essa aposta também ajuda a reduzir estoques de produtos, especialmente em datas sazonais ou períodos de baixa demanda. A chave está em escolher a ação certa para o público-alvo e o contexto da empresa. Para isso é possível apostar em campanhas como:

1. Descontos percentuais ou de valor fixo

Para incentivar compras imediatas, as empresas podem apostar em ofertas que reduzem o preço de um produto ou serviço por uma porcentagem ou um valor fixo. Por exemplo, 10% de desconto ao finalizar uma compra de R$ 5.000,00 ou desconto ao atingir um determinado valor de compra. Um bom gatilho desta campanha é a criação do senso de economia rápida.

2. Compre 1, Leve 2 

Na promoção “Compre 1, Leve 2”, o cliente recebe uma unidade adicional grátis na compra de um item. Essa estratégia ajuda a aumentar o volume de vendas de determinados produtos, especialmente quando a empresa precisa girar estoques para promover uma nova linha, por exemplo.

Os consumidores percebem um valor agregado ao receberem mais pelo mesmo preço, estimulando a compra e aumentando o ticket médio.

3. Descontos Sazonais 

Ofertas que são realizadas durante períodos específicos do ano, como Black Friday, Natal, ou promoções para alavancar as vendas em épocas de final de mês ou períodos em que é preciso incentivar o giro de estoque, também são uma boa opção para a indústria. Assim, é possível crescer vendas em épocas de pico e incentivar clientes a fazerem compras antecipadas para presentes ou produtos sazonais. Além de aproveitar o aumento natural de demanda em determinadas datas.

4. Bonificações

Outra estratégia interessante é oferecer brindes ao seu cliente. Seja de produtos ou de materiais promocionais, sua empresa estimula a satisfação do consumidor e ajuda a garantir a fidelização. Aqui o que conta é a estratégia definida pelo negócio, podendo ser um material institucional, banners de divulgação ou até mesmo itens que se relacionem ao produto comprado para que o cliente possa testar. 

Benefícios da estratégia

Como já comentamos, o aumento de vendas e do ticket médio são a principal vantagem para a indústria que aposta em ofertas e promoções. Mas, além de servir como um gatilho para o representante, também apresenta outros benefícios, como, por exemplo: 

Aumento do poder de negociação

Ao permitir que o representante ofereça descontos a indústria aumenta o poder de negociação com o cliente. Essas ações ajudam os representantes a negociar melhor com clientes, quebrando objeções e oferecendo incentivos que impulsionam vendas de forma estruturada.

Também é válido relembrar que, em muitos casos, um mesmo representante pode atuar com diversas pastas. Dessa forma, as ofertas também se tornam um atrativo para o vendedor.

Rotatividade do mix de produtos 

Ao criar campanhas que incentivam a compra de produtos complementares, a indústria consegue expandir a gama de produtos vendidos, melhorando a performance geral de vendas. Oferecer produtos similares também ajuda a queimar estoque, liberando espaço para novos produtos, além de fomentar que clientes conheçam novas opções. 

Fidelização de clientes

Ofertas incentivam os consumidores a retornarem para compras futuras, criando um ambiente de lealdade e fidelização. Dessa forma, ao apostar em estratégias que permitam uma boa experiência, sua empresa estará investindo no crescimento do lifetime value (LTV) dos clientes.

 

Leia também: Relacionamento: a chave da Alta Performance de vendas

Como a Clic pode ajudar

Para garantir uma estratégia de descontos e ofertas bem sucedida a comunicação entre indústria e os representantes pode ser facilitada através do ClicVenda. Nossa plataforma de Força de Vendas ajuda empresas a manter sua equipe sempre atualizada através do módulo de campanhas, onde é possível definir ofertas e condições que serão atualizadas e liberadas em tempo real para o time. 

Com ele, a indústria mantém o controle total sobre a estratégia, podendo ajustá-las de acordo com as necessidades do mercado. O que possibilita um planejamento mais estratégico e eficiente.

Ao centralizar as informações no aplicativo, a indústria facilita o trabalho dos representantes e garante que todos estejam alinhados. Otimizando a comunicação, reduzindo falhas de informação e promovendo o aumento das vendas.

Em resumo…

A estratégia de utilizar campanhas de descontos no aplicativo de força de vendas é uma solução eficaz para superar os desafios de comunicação entre a indústria e os representantes. Além de manter os representantes atualizados sobre as ofertas em tempo real, essa abordagem ajuda a aumentar o ticket médio, melhorar o mix de produtos vendidos e criar um ciclo de vendas mais eficiente.

Portanto, para a indústria, é a oportunidade de fortalecer sua relação com os representantes, oferecendo ferramentas e incentivos que potencializam os resultados. Para os representantes, é a chance de vender mais e melhor, utilizando as ofertas, como o ClicVenda, para gatilhos de negociações bem-sucedidas.