Que o mercado muda muito rápido você já sabe, mas já percebeu como essas mudanças foram aceleradas nos últimos dois anos? A pandemia impulsionou a tecnologia em nosso dia a dia e nesse “novo normal” não existe volta atrás. E isso impacta – e muito – na gestão de vendas, por exemplo.
Segundo uma pesquisa realizada pelo Linkedin, o comércio brasileiro deve aumentar em 63% o uso da tecnologia ainda neste ano. Ou seja, por plataformas de trabalho virtual, planejamento de vendas ou a relação com o consumidor através de CRM, a verdade é uma só: seremos cada vez mais digitais.
Isso significa que, para seguir firme e forte no mercado, a sua empresa precisa se adaptar a este novo cenário. E pode até parecer difícil já que, quando pensamos em “inovação”, logo relacionamos com ideias mirabolantes ou disruptivas. Mas, nesse artigo você vai ver que, na verdade, revolucionar sua rotina na gestão de vendas é mais fácil do que se imagina. Acompanhe!
Modernidade na gestão de vendas
Para te mostrar como inovar não é algo tão difícil, trouxemos o significado da palavra de acordo com o dicionário: fazer algo como não era feito antes. Ou seja, sem aquela história de criar soluções malucas. Inovar é fazer o que você já faz, só que de uma forma diferente. E em um universo digital, as possibilidades são infinitas!
Nesse sentido, um bom caminho a se seguir dentro da sua empresa é apostar em aplicativos de gestão de vendas. Mas, o que isso quer dizer? A resposta é: praticidade, mobilidade, autonomia e modernidade para o dia a dia de toda a equipe comercial.
Os aplicativos de gestão de vendas são uma maneira simples de organizar e otimizar a cadeia produtiva da empresa, tornando os processos integrados e acessíveis em qualquer lugar ou horário. Dessa forma o negócio se adequa ao mercado ao mesmo tempo em que facilita as vendas e aperfeiçoa sua performance.
Mas, quais as aplicações de um aplicativo de gestão de vendas?
Todo o controle e organização que você utiliza no seu dia a dia diretamente na palma da sua mão. É isso que os aplicativos de Força de Vendas fazem por você. Eles podem ser integrados com o ERP que você utiliza dentro da sua empresa ou podem funcionar de forma independente.
De todas as maneiras ele é crucial para acompanhar as rotinas de vendas, o desempenho do negócio e documentar todas as operações que acontecem na empresa. Ou seja, todas as informações que você precisa em um único ambiente.
Por meio dos aplicativos é possível lançar pedidos, acompanhar a carteira de clientes, sincronizar com o estoque, acompanhar mapas de calor de vendas e muito mais. Com um bom aplicativo a vida dos representantes também se torna muito mais fácil, já que é possível enviar pedidos até mesmo offline durante visitas externas.
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Benefícios no dia a dia
Além das vantagens que já citamos por aqui, os aplicativos de gestão de vendas trazem uma infinidade de melhorias para as rotinas comerciais. A principal delas é a automação. Com as informações conectadas as tarefas diárias se tornam muito mais fáceis, reduzindo a margem de erros por falta de comunicação ou falhas humanas.
Além disso, acessando e transmitindo essas informações em tempo real a agilidade é muito maior. Vendedores podem acessar sua carteira de clientes e verificar a inatividade enquanto gestores podem acompanhar a eficiência das estratégias adotadas. Tudo isso com autonomia e a mobilidade de poder fazê-lo de qualquer lugar.
Com uma visão completa de todo o seu processo comercial, o seu negócio vai estar preparado para dar o próximo passo rumo ao crescimento que você procura. Criando um processo inovador, dinâmico e eficiente. Confira mais algumas vantagens de ter um aplicativo de gestão de vendas:
- Agilidade na comunicação e compartilhamento de informações
- Visibilidade sobre as vendas
- Assertividade na tomada de decisões
- Aumento da produtividade do time e da eficiência das vendas
- Redução de custos
- Acompanhamento em tempo real
- Gerenciamento de pedidos eficaz
- Acesso rápido, fácil e de qualquer lugar
Como escolher um aplicativo de gestão de vendas
Agora que você já entendeu como um aplicativo de gestão de vendas vai revolucionar o seu negócio, é hora de saber como escolher a ideal para a sua empresa. Isso porque o mercado está cheio de opções, de diferentes valores e com funcionalidades que se diferenciam bastante.
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1º Passo: Compreender o que o seu negócio precisa
Ao olhar para sua empresa liste os principais pontos de melhoria e tudo aquilo que teria real impacto na rotina da sua equipe comercial. Considere todas as particularidades do seu segmento e busque um parceiro que possa suprir as necessidades do seu negócio.
Por exemplo, se a sua empresa conta com diversos vendedores externos, procure saber sobre a usabilidade da ferramenta nos modelos online e offline.
2ºPasso: Garantir a integração com o ERP
A integração com o ERP também é um ponto de atenção. Se o seu negócio conta com um sistema de ERP, o Força de Vendas precisa se conectar a ele. Isso garantirá alcançar resultados ainda melhores e com uma visão ainda mais aprofundada de toda a sua cadeira operacional.
3º Ter acompanhamento de indicadores e relatórios
Uma última dica é apostar em aplicativos de gestão de vendas que permitam o acompanhamento de indicadores e gerem relatórios. Uma gestão eficaz é feita por meio dos dados e você não pode deixar essa mina de ouro de lado! Com o acompanhamento de informações como o CAC, mapa de calor de vendas ou o ticket médio, a tomada de decisão se torna muito mais assertiva.
Aposte na inovação
Nós sabemos que qualquer mudança é assustadora e migrar para uma era digital pode ser um caminho turbulento. Mas também garantimos que tornar a tecnologia sua aliada é o melhor caminho para se destacar e seguir crescendo no mercado.
Como já dissemos, a inovação não é algo impossível de alcançar – e nem tão difícil também. Mas é crucial para garantir que o seu negócio siga no jogo. E contar com um aplicativo de gestão de vendas vai ajudar nesse processo, já que, a automatização é uma realidade no mercado.
Cada vez mais as soluções voltadas à digitalização dos processos manuais vão fazer parte do nosso dia a dia e a verdade é que isso só vai melhorar os resultados das empresas. Uma cadeia produtiva otimizada facilita as rotinas, permite acompanhamento em tempo real e potencializa a adoção de estratégias que farão seu negócio deslanchar.
Quer ver na prática como um aplicativo de gestão de vendas pode te ajudar? Solicite uma demonstração do nosso clicVendas e veja como os seus resultados podem duplicar por meio de uma ferramenta que acompanha seu processo comercial de ponta a ponta!