Gerenciar times de vendas externos pode ser um desafio. Principalmente quando falamos em eficiência e produtividade. Porém, saber conduzir esses profissionais é fundamental para o sucesso de uma empresa, especialmente em um cenário cada vez mais competitivo.
Uma equipe de vendas externas bem gerenciada pode aumentar a receita, conquistar novos clientes e expandir a presença da empresa no mercado. Enquanto uma equipe com problemas pode resultar em perda de vendas, baixa produtividade e insatisfação dos clientes.
Portanto, é importante saber lidar com as particularidades desse tipo de equipe e saber como apoiar o desempenho dos vendedores. Para ajudar nessa tarefa, reunimos algumas dicas que vão contribuir significativamente para o sucesso dos negócios.
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De olho na meta
Para toda equipe de vendas, as metas são fundamentais. Por outro lado, tanto para times internos quanto externos, elas precisam ser claras e alcançáveis! Afinal, de nada adianta propor um número exorbitante sem que ele seja mensurável e atingível, não é mesmo?
Portanto, certifique-se de que sua equipe de vendas possa acompanhar de perto seus próprios resultados. Isso fará com que os profissionais consigam gerenciar melhor seu tempo e tenham mais engajamento para atingir as metas propostas. Isso tornará a equipe mais focada e motivada pela obtenção dos resultados.
Metodologias como a SMART podem ajudar nesse processo, definindo metas inteligentes para os times. Este exemplo segue cinco critérios fundamentais:
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S – specific (específica);
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M – measurable (mensurável);
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A – attainable (atingível);
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R – relevant (relevante);
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T – time based (temporal).
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Comunicação é tudo!
Com a tecnologia, manter a frequência e a constância na comunicação com as equipes externas se tornou ainda mais fácil. O alinhamento claro é fundamental para garantir que todos estejam trabalhando na mesma direção e evitar falhas de comunicação durante o processo de vendas.
Para isso, faça uso de todas as ferramentas que estiverem ao seu alcance. Deste chats, e-mails, videoconferências, ligações ou até mesmo mensagens frequentes para manter a equipe atualizada sobre metas, processos, estratégias e outras informações relevantes.
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Promova treinamentos
A competitividade do mercado vem levando empresas a se atualizarem constantemente. Seja em atualizações de produtos, modelos de venda, ofertas ou estratégias. E a equipe externa precisa estar sempre muito bem alinhada à estas mudanças.
Junto com a comunicação sempre transparente, busque promover treinamentos, capacitações ou dinâmicas que estimulem o potencial dos profissionais. Além de investir tempo para abordar sobre todas as novidades sobre a sua empresa. Esse processo permite incentivar a capacidade da equipe em prol de melhores resultados, o que, sem dúvidas, fará a diferença para o negócio.
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Aposte em tecnologia
Se você já é um leitor assíduo do nosso blog, sem dúvidas já nos ouviu falando sobre isso em diversos artigos. Apostar na tecnologia, para nós, é sempre o melhor caminho e, como já citamos acima, trará muitas facilidades para a gestão. Desde manter a consistência na comunicação até no oferecimento de boas ferramentas de trabalho.
Utilizando recursos tecnológicos como aplicativos de vendas, sistemas de gestão de clientes (CRM), plataformas de gestão de equipes, entre outras soluções, é possível aumentar a eficiência da equipe. Além de permitir um melhor acompanhamento das atividades, resultados e performance da equipe.
Leia também: O que é uma plataforma de integração comercial?
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Crie um sistema de incentivos
Nos dias atuais, manter o engajamento das equipes pode ser um desafio e tanto para a retenção de talentos. Por isso, não deixe de criar estratégias que motivem seu time. Isso pode ser feito de diferentes maneiras, não apenas na oferta de vantagens financeiras.
Os incentivos podem acontecer em forma de bônus, comissões ou até mesmo premiações. Isso ajudará a criar um ambiente de competição saudável e melhorar o engajamento da equipe.
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Promova feedbacks
Assim como a comunicação, a troca também é fundamental para garantir o alinhamento de expectativas. A cultura de feedbacks permitirá ter um contato mais próximo com o colaborador, oferecendo orientações e sugestões para ajudar a equipe a desenvolver suas habilidades e melhorar seu desempenho.
Além disso, é importante ressaltar que o feedback é um caminho de via dupla, ok? Esteja aberto a receber feedback dos membros da equipe, avaliando seus pontos de vista e sugestões para melhorias. Assim, todo o time contará com uma troca mais rica e vantajosa para potencializar sua performance.
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Acompanhe as movimentações do mercado
Como já citamos, o mercado vem se transformando diariamente e isso não é apenas sobre vendas. Desde tendências para a gestão de pessoas, ferramentas de trabalho e processos de vendas, tudo muda com muita rapidez e é essencial estar atento.
Esse acompanhamento permite mudar a rota sempre que necessário, compreendendo o que é importante e readequando as estratégias para os melhores resultados. Vale lembrar que os profissionais são os ativos mais importantes de qualquer empresa, por isso, promover um bom ambiente é a rota mais eficaz para garantir bons resultados.
Por fim…
Iniciamos este artigo falando sobre como a gestão de times de vendas externos pode ser desafiadora. Mas, ao longo dele, descobrimos que, com práticas adequadas, é possível maximizar a eficiência da equipe e alcançar os objetivos estabelecidos pela empresa.
Para isso, é importante garantir que a equipe tenha acesso às ferramentas e tecnologias necessárias para realizar o trabalho. Além de oferecer suporte e estimular um ambiente de trabalho positivo e colaborativo, onde a equipe possa compartilhar conhecimentos e experiências.
Com essas práticas de gestão, é possível criar uma equipe de vendas externas eficiente e mais engajada. Quer se aprofundar ainda mais no assunto? Leia também o nosso conteúdo sobre o impacto da cultura empresarial na transformação digital e torne sua equipe uma verdadeira máquina de vendas!