Se você nos acompanha por aqui, provavelmente já sabe que a nossa aposta é sempre na tecnologia. Por isso, acreditamos que um bom sistema de Força de Vendas pode revolucionar a atuação comercial das empresas.
E quando dizemos “um bom sistema” queremos dizer que ele vai muito além do cadastro de clientes e lançamentos de pedidos. Com boas funcionalidades ele se torna uma plataforma de gestão comercial que otimiza processos e potencializa resultados.
Isso porque, ele permite a atuação mais estratégica do negócio através do acompanhamento do desempenho de vendas , por exemplo. Assim como facilitar e ajudar o trabalho dos vendedores e representantes.
Mas, para que você entenda como esses benefícios funcionam na prática, separamos algumas das principais funcionalidades que melhoram o dia a dia e o desempenho dos negócios. Acompanhe!
Integração com o ERP
A centralização das informações é crucial para uma operação eficiente, por isso a integração com o ERP é o ponto chave para um bom sistema de força de vendas. Com a conexão em tempo real entre as plataformas é possível sincronizar o lançamento de pedidos, a atualização dos produtos em estoque e mitigar riscos na comunicação entre os setores.
A integração é importante para garantir que a operação possa funcionar em sinergia , fazendo com que diferentes informações fluam automaticamente entre as plataformas. Assim, não é necessário atualizar os dados manualmente em cada ferramenta utilizada pela empresa, evitando falhas e automatizando processos com segurança.
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Controle de desempenho
Um sistema de força de vendas é um software que permite, sobretudo, a visualização sobre a operação comercial. Através de dashboards intuitivos , é possível analisar o desempenho de vendas de cada vendedor ou representante.
Dessa forma, é possível ajudar a equipar e individualizar seus indicadores para monitorar o desempenho . Essa funcionalidade também permite compreender os segmentos, clientes e produtos que cada profissional tem mais apresentado e taxas de sucesso.
Catálogo de produtos
Com soluções como o Portal B2B , é possível criar um catálogo de produtos do negócio. Assim os vendedores e representantes podem disponibilizar informações e especificações técnicas de maneira virtual e mais interativa aos clientes.
Essa ferramenta também permite que seu negócio esteja sempre disponível para o consumidor , que pode solicitar produtos diretamente pelo portal, gerando um ticket para a equipe. O que também ajuda no aumento das vendas, já que o cliente poderá visualizar e comprar aquilo que precisa na hora que preferir.
Agenda inteligente
No setor comercial, a agenda é tudo! Isso porque é através dela que a equipe de vendas centraliza reuniões, ligações, visitas ou qualquer outro compromisso do contrato . Com um algoritmo inteligente, como o da Agenda Inteligente, o time nunca mais vai perder compromissos – ou vendas.
Isso porque essa solução cria negociação sobre os clientes que estão entrando em inatividade , e gera automaticamente reuniões para os vendedores. Com ela também é possível definir representantes para atendimentos e criar regras de acordo com a política comercial do negócio.
Outro benefício prático de contar com uma agenda inteligente dentro do sistema de força de vendas, é o acompanhamento do histórico dos clientes. Ou seja, a equipe terá todas as informações disponíveis em um único local.
Leia também: Como a política comercial pode ajudar a vender mais
Flexibilidade
Com o mercado cada vez mais competitivo, é fácil encontrarmos diversas ferramentas disponíveis por aí. Porém, é importante se atentar a um ponto importante dentro de um bom sistema de Força de Vendas: a flexibilidade.
Sendo flexível , o sistema de Força de Vendas se adapta à política comercial da empresa para garantir que se encaixe às regras do negócio. Quer dizer, é a ferramenta quem precisa se adaptar ao negócio e suas particularidades.
Assim, além de tornar a implantação e adaptação mais fácil, a empresa garante que o sistema possa, realmente, cumprir com os objetivos que se espera. Garantindo que as necessidades do negócio sejam atendidas e aplicadas sobre toda a cadeia comercial.
Conectividade em todo lugar
Nós sabemos que o dia a dia está cada vez mais rápido. Por isso, o sistema de Força de Vendas precisa poder acompanhar sua equipe em qualquer lugar. Por meio de um aplicativo , por exemplo, os vendedores ou representantes não precisam mais contar com papéis ou anotações .
Um bom sistema de Força de Vendas deve oferecer conectividade através de smartphones para que o time possa ter o controle dos negócios na palma da mão. Sem falar da conexão on e off-line , que permite a sincronização de pedidos assim que uma rede for localizada.
Isso garante que a equipe seja mais produtiva, não fique limitada a papéis ou um computador para realizar suas atividades e não perca vendas por falta de internet. Dessa forma, erros e esquecimentos também são evitados.
Dados sempre atualizados
A informação é a base para toda a tomada de decisão, principalmente quando falamos de vendas. Para uma estratégia ser assertiva, é necessário conhecer e acompanhar de perto a sua performance. Com a análise em tempo real , a empresa consegue segmentar dados para conquistar os melhores resultados.
Desde vendas por região , produtos ou atendimento por representante , diversos indicadores podem ser aplicados para demonstrar com precisão se as campanhas de vendas estão sendo eficientes. Com a visualização dos resultados é possível compreender as ações que precisam ser tomadas para o atingimento das metas de vendas.
Através dos painéis , tanto os gestores quanto os vendedores e representantes , conseguem monitorar de forma visual toda a operação. Compreendendo com mais facilidade o que pode ser melhorado.
Leia também: Como inovar usando um aplicativo de vendas.
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