A automação da força de vendas ajuda a incluir todas as técnicas, estratégias e tecnologias que vendas bem arquitetadas se constroem. A integração ERP com Força de Vendas pode garantir diversos benefícios nas estratégias internas e atendimento aos clientes. Porém, será que realmente vale a pena?
Neste artigo explicaremos o porque fazer essa integração!
O que é o ERP?
O sistema ERP ou Enterprise Resource Planning é um sistema de gestão empresarial que visa otimizar todos os processos internos, automatizando operações que antes eram manuais a partir de um software.
Nele é possível que todos os sistemas da empresa sejam centralizados e integrados. Dessa forma os colaboradores utilizem apenas uma ferramenta para realizar suas atividades e estratégias.
Além disso, informações e métricas valiosas são dispostas na ferramenta com acesso aos colaboradores, o que facilita a comunicação e agiliza a criação de estratégias.
Comunicar métricas de forma manual, além de ser algo ultrapasso gera ruídos na comunicação. O que pode resultar em estratégias falhas que só prejudicam a empresa e causam gastos desnecessários.
Vale a pena fazer integração ERP?
Fazer a integração ERP com a Força de Vendas faz com que a empresa tenha a disposição ferramentas mais avançadas. Assim o relacionamento entre a equipe comercial de vendas, a produção e o back office são otimizados.
Com isso, se auxilia muito na atração de clientes, além de fornecer toda uma estrutura para a coleta de leads e muito mais oportunidades comerciais.
Mas não para por aí. A redução de custos também é percebida, já que se aumentam as informações assertivas até mesmo sobre custos de produção, vendas e entrega dos produtos, aumentando o fator análise e de ações para reduzir os custos com qualidade.
A integração do ERP com a Força de Vendas entrega para os colaboradores a maior rapidez para receber cotações de vendas, podendo gerar pedidos ao back office de modo a aprovar a fabricação e distribuição de produtos.
A assertividade dos dados coletados se trona maior, ajudando a aumentar a percepção da base de clientes.
Leia também: ERP e marketplace: por que integrá-los?
Otimize os seus processos realizando essa integração
Ao realizar integração ERP com Força de Vendas, isso resulta na otimização de processos que já haviam sido otimizados apenas pelo ERP, reforçando muito mais a qualidade da atração de clientes, estratégias e tomadas de decisão.
Utilizando as soluções corretas, essa integração é possível de ser feita com sucesso, aumentando a qualidade dos dados e informações, trazendo mais rapidez ao acompanhamento de desempenho e a avaliação das tendências.
Assim, a empresa aumenta a vantagem competitiva, consegue perceber ruídos e problemas de desempenho mais rapidamente a ponto de realizar correções e dispõe de uma maior qualidade nos processos de atração e fidelização de clientes.
São diversos benefícios que fazem com que a integração realmente seja uma ótima opção para o crescimento de uma organização, tornando as informações do ERP mais completas com a Força de Vendas.
A tecnologia é a maior aliada para a melhora nos processos empresariais!