Saiba tudo sobre métricas e KPIs. Aprenda como ter uma área de vendas que traga resultados!
Você já pensou no quanto o mercado vem mudando nos últimos anos?
Junto com tantas mudanças, a tecnologia vem trazendo diversas soluções que auxiliam no crescimento das empresas. Uma delas são os KPIs, Key Performance Indicators, ou indicadores-chave de performance no nosso bom e velho português.
Como o nome já diz, a ferramenta apresenta indicadores sobre o negócio. Nas vendas, essas informações são fundamentais para identificar erros dentro do fluxo comercial e compreender onde estão as melhores oportunidades para alavancar as vendas e potencializar os resultados.
Para que você conheça um pouco mais sobre o que são os KPIs e como eles podem auxiliar seu negócio, preparamos um material com tudo que você precisa saber. Aqui você encontra informações sobre os benefícios e os 15 indicadores que você não deve deixar de acompanhar. Vem ver!
O que você precisa saber sobre KPIs:
O que são?
Os KPI são uma ferramenta poderosíssima de gestão. Por meio dos dados fornecidos pelos indicadores é possível analisar o resultado das estratégias e refinar os processos.
Atividades como a taxa de conversão de clientes por vendedores, o tempo médio de uma venda ou o custo de aquisição por clientes, entre outros fluxos podem ser analisados.
Estas informações permitem otimizar o desempenho e compreender o que realmente está funcionando dentro do ciclo de vendas.
Benefícios
Uma gestão eficiente precisa de informações concretas para basear a tomada de decisão e com os indicadores de vendas, gestores e vendedores, podem identificar erros dentro do fluxo comercial e concentrar esforços para resolvê-los.
A estratégia passa a ser muito mais assertiva e inteligente, mensurando com dados concretos o resultado de cada ação.
Assim é possível acompanhar o desempenho e identificar possíveis gargalos – antes que seja tarde demais.
Métricas x KPIs
As métricas, assim como os KPIs, são ferramentas que trazem respostas sobre a funcionalidade da empresa. Elas são o estado bruto da informação, ou seja, os dados gerais sobre determinada atividade.
Por exemplo, as métricas podem apresentar o número de vendas do semestre, enquanto os KPIs abordam sobre as vendas por vendedores em uma região durante aquele semestre.
Resumidamente, os KPIs permitem o aprofundamento sobre as informações obtidas pelas métricas.
15 KPI’s para prestar atenção
Como já comentamos, os KPIs podem ser aplicados em uma infinidade de fluxos para mapear o funcionamento da sua operação. Nos cards abaixo, separamos em três grandes grupos os principais indicadores de vendas para acompanhar de perto e potencializar o resultado do seu negócio. Confere:
Voltados para a parte de atração, estes indicadores trazem visibilidade sobre a entrada de novos clientes, bem como seu comportamento e perfil
Metas das vendas
Comparando a meta mensal e anual com o faturamento líquido é possível identificar tendências e aprimorar estratégias. Ele impacta diretamente no sucesso da operação, auxiliando na tomada de decisão para resultados ainda melhores.
Custo de aquisição de cliente (CAC)
CAC = valor do investimento / clientes conquistados.
Com essa informação se torna mais fácil compreender se a estratégia está sendo lucrativa para a empresa, já que é a partir deste dado que os gestores avaliam o rendimento líquido das vendas.
Duração média do ciclo de vendas
Além disso, também auxilia na previsibilidade do negócio em médio e longo prazo, considerando o volume de entradas e conversões de leads no funil de vendas.
Número de oportunidades abertas, fechadas e perdidas
Caso o número de negócios fechados seja muito inferior ao volume de aberturas significa que existe alguma dificuldade na operação. Seja no perfil do lead ou no desempenho do vendedor. Associado a ele também é possível acompanhar o percentual de leads gerados e qualificados.
Abertura de clientes
Assim se torna mais fácil avaliar o sucesso do processo de prospecção, levando em consideração o perfil do cliente captado. Este KPI permite uma visão macro sobre a entrada de novas oportunidades, destacando pontos que precisam ser aperfeiçoados.
Taxa de follow-up
Este indicador ajuda a identificar o momento ideal para a venda, fazendo com que o negócio possa vender mais, em menos tempo. Assim a equipe pode utilizar abordagens mais assertivas para o sucesso da transação.
Focados na expansão do negócio, estes KPIs abordam sobre a quantia líquida de vendas em um determinado período
Crescimento das vendas
As análises podem englobar a constância das vendas, os produtos mais vendidos e até mesmo o acompanhamento das metas. Essa é uma informação interessante tanto para gestores quanto para o restante do time comercial.
Receita por representante de vendas
Em uma comparação por períodos, gestores podem compreender a atuação de cada colaborador, seja representante ou vendedor. Este KPI também traz visibilidade sobre metas, tornando o redirecionamento das estratégias mais ágil.
Positivação de clientes
Este KPI é fundamental para observar a aderência dos clientes aos produtos que seu negócio oferece. O ideal é realizar esta análise mensalmente para que respostas possam ser criadas com mais rapidez e assertividade.
Mapa de calor de vendas
Com cores identificam-se as regiões mais aderentes ao produto e aquelas que precisam de mais atenção. O vermelho simboliza as localidades com maior número de vendas, por exemplo. Enquanto o azul mostra a menor intensidade de compras.
Além da facilidade na compreensão, ele traz dinamismo, tornando mais rápido interpretar os locais que precisam de melhorias no desempenho.
Que acompanham a frequência de compras dos clientes e auxiliam na rentabilidade da carteira já existente
Taxas de up e cross selling
A ideia é analisar o histórico de compra do usuário e oferecer serviços que complementem ou melhorem as soluções já adquiridas. Eles impactam diretamente na fidelização do consumidor, já que a empresa se mostra interessada em antecipar e suprir suas necessidades
Lifetime value (LTV)
LTV = Ticket Médio x Quantidade de Pedidos por Ano x Tempo de Retenção
Se o investimento na conquista do cliente é maior do que o gerado durante o relacionamento, algo precisa ser revisto. As informações também auxiliam a entender em quais públicos focar, quais canais fortalecer, entre outros pontos.
Ticket médio
Ticket médio = faturamento bruto mensal / quantidade de clientes
Ele também pode ser utilizado em recortes específicos da empresa, como para analisar o ticket médio individual de cada vendedor, produtos, clientes de grande porte ou outras partes do plano de vendas.
Saúde da carteira de clientes
Classificando as compras realizadas durante os ciclos de vendas é possível identificar os clientes que precisam de mais atenção ou um trabalho mais estratégico de pós vendas.
Curva ABC de clientes
No grupo A se elencam os clientes mais significativos, no B os que compram com menor frequência, já no C estão os menos expressivos.
Entendendo isso se criam estratégias diferenciadas para cada cliente, garantido a fidelidade e auxiliando que os demais grupos “subam de nível”. O indicador também pode ser aplicado em produtos ou categorias mais vendidos ou com os representantes comerciais, utilizando a mesma lógica.