Que a tecnologia vem transformando o mercado você já sabe, não é mesmo? Mas, já pensou em como ela pode potencializar o seu dia a dia? Independente do porte, toda empresa não só pode como deve adicionar recursos tecnológicos em suas rotinas! Principalmente quando o assunto é: força de vendas.
Ainda que muitos confundam a terminologia com equipe comercial ou time de vendas, trabalhar com uma força de vendas não é bem por aí. É muito mais! Mas pode ficar melhor ainda quando aliado a um sistema inteligente, que leve sua operação a outro nível.
E para te mostrar o quanto sua empresa pode ganhar ao utilizar a tecnologia como aliada, separamos aqui 5 benefícios que um sistema de força de vendas deve trazer para o negócio. Acompanhe!
O que é uma força de vendas, afinal?
Antes de explicar sobre a ferramentas tecnológicas, vamos recapitular rapidinho o que é um força de vendas. Como já comentamos, é muito comum que confundam este conceito com uma equipe de vendas, por exemplo. Mas, então, o que é afinal?
Quando falamos de força de vendas, estamos tratando sobre um grupo de profissionais que atua para suprir as necessidades do cliente. Ou seja, ela engloba desde o time de marketing, passando por atendimento, vendas e até o pós vendas, focando esforços para alinhar a dor do consumidor com as soluções que o negócio oferece.
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Em termos gerais, a força de vendas é todo o conjunto de ações que seus colaboradores realizam para garantir a melhor experiência ao cliente. Já que o cliente é sempre o foco de todo negócio, é preciso buscar sempre os melhores resultados, tanto da clientela quanto os da empresa.
E muitos ganhos podem surgir a partir deste alinhamento entre as equipes. Quer um bom exemplo? A fidelização do cliente. Afinal, um cliente satisfeito com o seu produto ou serviço não vai precisar buscar a concorrência, não é mesmo?!
Sistema de força de vendas: uma revolução para o seu negócio
Como são muitas as áreas englobadas pela força de vendas, alguns gargalos, principalmente de comunicação, podem surgir durante o processo. É aí que a tecnologia se torna sua maior aliada!
Um sistema de força de vendas é, de forma geral, um software que auxilia na otimização das atividades diárias de toda a frente comercial. Permitindo que as equipes estejam conectadas e possam promover uma experiência ainda mais integrada e satisfatória ao cliente.
Com as ferramentas certas, é possível acompanhar toda a trajetória e garantir o sucesso do cliente e o aumento nas vendas. Desde gestores até representantes comerciais, toda a força de vendas é englobada para tornar a operação comercial mais eficiente e assertiva. Gerenciando todo processo de forma fácil e intuitiva.
Ou seja, toda essa mágica faz com que as informações sejam centralizadas em um só lugar, facilitando a comunicação e a comunicação de todo o time. Um bom sistema de força de vendas permite a visualização dos produtos, situação e análise dos clientes, lançamento de pedidos, gerenciamento de estoque, acompanhamento de indicadores e muito mais.
Bom, agora que já entregamos o principal dos benefícios de contar com essa ferramenta, confira outras vantagens que o sistema pode trazer para o seu dia a dia.
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1. Gerenciar clientes em tempo real
Esqueça as planilhas pesadas e confusas. Elas podem ter te ajudado por muitos anos, mas, já pensou em ter todas as informações dos clientes de forma rápida e sem perder nenhuma no meio do caminho?
Com um sistema de força de vendas é possível acompanhar a situação da sua carteira de clientes em tempo real, obter informações sobre inatividade, visualizar a recorrência de pedidos e estar sempre presente para o cliente.
Além de ganhar tempo, a operação comercial se torna muito mais ágil, já que pode encontrar com facilidade todos os detalhes que precisa. Vale lembrar que, com o novo perfil de consumo, os clientes não querem mais ter que esperar. Por isso, é fundamental estar sempre atento e buscar entender melhor o seu mercado.
2. Controle na palma da sua mão
Segundo o IBGE, no Brasil são mais de 214 milhões de habitantes. Já um levantamento da Fundação Getúlio Vargas aponta que atualmente o país conta com 242 milhões de smartphones. Quando adicionamos notebooks e tablets, esse número sobe para 352 milhões. Ou seja, são 1,6 aparelhos por pessoa.
E o que isso tem a ver com um sistema de força de vendas? Basicamente, tudo. Você pode estar agora mesmo lendo esse artigo de um celular ou tablet, o que significa que: ter acesso de qualquer lugar e a qualquer hora é imprescindível nos tempos atuais.
Apostando em um bom sistema de força de vendas, é possível ter controle da sua operação a todo momento e em tempo real. Se você é um representante comercial, isso significa que o lançamento de pedidos não vai mais depender da sua memória ou de um rascunho em papel. E o melhor: tudo isso conectado com o seu ERP.
Com os aplicativos se torna mais fácil navegar pelas informações dos clientes, acompanhar os orçamentos que já foram feitos e ter dados sobre a base de clientes. Sabendo que a rotina das equipes pode ser muito atribulada, fornecer ferramentas assim ajuda os colaboradores a atuarem de forma mais estratégica, focando naquilo que realmente traz resultado para o negócio.
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3. Agendamentos inteligentes
Já imaginou perder uma reunião com um cliente ou esquecer de uma visita externa só porque você acabou se perdendo no meio de tanta informação? Para o cliente 5.0 – que é nativo do mundo digital, busca eficiência e preza pela experiência de qualidade – isso é inadmissível! Mas, isso pode ser evitado sem muita dificuldade.
Bons sistemas de força de vendas permitem integrar eventos da sua agenda de forma inteligente, acompanhando tanto as ações passadas quanto as futuras. Utilizando algoritmos, ela realiza uma varredura na base de clientes e identifica os que precisam de mais atenção, fazendo o agendamento automático de reuniões.
A ferramenta também permite criar regras automatizadas e personalizadas com a realidade do seu negócio. Seja atribuindo automaticamente um representante ou vendedor para atender novas demandas ou criar eventos com recorrência, uma agenda inteligente é um caminho interessante para o seu negócio nunca mais perder uma venda.
4. Estar sempre disponível
Você que, nos dias de hoje, estar presente nas redes sociais é fundamental, não é mesmo? E para trazer inovação e modernidade para o seu negócio, ele não pode deixar de contar com um catálogo online.
Disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana, seus produtos se tornam mais acessíveis para o cliente, que poderá buscar informações sobre os produtos em qualquer horário e em qualquer lugar.
Em um lado, seu negócio estará promovendo a autonomia do cliente, por outro lado estará facilitando a rotina do representante, que consegue mais informações sobre a necessidade do cliente e consegue vender mais. Além disso, é possível de atingir regiões mais remotas, estando sempre presente para o cliente.
Isso faz com que a sua equipe tenha uma postura diferenciada e possa se destacar no mercado, trazendo mais competitividade frente aos concorrentes.
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5. Acompanhar indicadores
O mundo atual é regido por dados! E uma boa gestão precisa estar atenta às movimentações do mercado para ter uma gestão assertiva. Por isso, acompanhar indicadores-chave de performance é tão importante.
Por meio deles é possível entender a atuação do negócio, acompanhar de perto como vão as vendas e definir as melhores estratégias para tornar a atuação mais eficiente. Ou seja, não há mais tempo para achismos, os indicadores são guias para o sucesso nas vendas.
KPI’s com o Mapa de Calor, a curva ABC, o CAC ou o Lifetime Value são somente alguns dos dados que podem ser utilizados para trazer insights sobre a operação. Com eles é possível identificar as demandas e as oportunidades que surgem em todas as frentes em que a empresa atua.
Desde a performance da equipe até a aderência de determinado produto todos os processos podem ser mapeados e transformados em dados. O que resulta em ações efetivas para potencializar as vendas.
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Conclusão
A tecnologia está por todos os lados e o seu negócio pode estar perdendo tempo em não utilizá-la como uma grande aliada. Automatizar processos e otimizar as rotinas com ferramentas digitais faz com que a força de vendas tenha ganhos expressivos de eficiência. E o resultado será sentido nos resultados de vendas.
Um sistema de força de vendas é uma maneira eficaz para trazer modernidade para o negócio, levando praticidade para as rotinas e mais assertividade para as estratégias. Com a centralização das informações sua equipe atua de forma alinhada e pode focar naquilo que realmente importa: alavancar o negócio!
Tudo isso, é claro, com foco no cliente e agregando valor à experiência de consumo. E você, pensou em mais alguma vantagem que a sua empresa pode ter com um sistema de força de vendas?