Skip to main content

Sem dúvida, o desejo de grande parte das empresas é desenvolver estratégias para conseguir aumentar o número de vendas online. Isso porque esse fator impacta diretamente no faturamento e, consequentemente, no lucro. Mas será que vender em marketplaces vale a pena?

Muitas empresas optam por criar sua própria loja virtual, mas vender através de marketplaces não impede que você tenha sua própria loja online. Os marketplaces permitem que a sua loja alcance clientes de maneira mais rápida e eficaz.

Confira a seguir o que são marketplaces, quais os benefícios para a sua empresa e para os compradores!

O que são marketplaces?

Para que você entenda melhor, os marketplaces funcionam como uma espécie de shopping virtual. Sendo assim, é um espaço online, mediado por uma empresa, em que diversos lojistas podem anunciar seus produtos e/ou serviços.

Os marketplaces contam com um alto volume de tráfego e clientes fiéis. Com isso, os lojistas devem pagar uma comissão ao marketplace. O que é justo, devido a todo trabalho de anúncio que deve ser realizado para atrair clientes.

Benefícios para a empresa vender em marketplaces

Esse modelo de negócio traz, com certeza, diversos benefícios para a organização. Pensando nisso, selecionamos os principais para que entenda a sua importância. Veja a seguir!

1. Maior visibilidade

Esse é um dos maiores benefícios desse modelo. Isso porque, com esse processo, a sua empresa terá a oportunidade de expor seus produtos nas maiores vitrines virtuais. Com isso, aumentará as vendas e assim conseguirá novos clientes para a marca. 

2. Aumento das vendas

Como mencionado anteriormente, com a grande visibilidade que terá ao vender em marketplaces, os seus resultados serão melhores. Afinal, conseguirá ter um faturamento e, consequentemente, um lucro maior.

3. Baixo investimento

Para posicionar a sua organização em um marketplace, você não terá que investir um alto valor. Pois, no geral, para se inserir nessas vitrines, basta apenas negociar uma comissão baixa com essas empresas e começar a vender.

4. Retorno alto

Relacionado ao tópico anterior, por contar com um investimento baixo, o retorno se torna alto. Afinal, com pouco capital, a organização conseguirá alcançar um grande público. Caso a empresa opte por conseguir audiência de outras formas, ela gastará um valor muito maior.

5. Boa infraestrutura 

Os grandes marketplaces possuem um bom sistema operacional, que não deixa o consumidor na mão. Será difícil ocorrer quedas do sistema, por exemplo. Além de possuir bons programas de segurança cibernética.

6. SEO e links patrocinados

Há um investimento muito alto em SEO e links patrocinados por parte dos marketplaces. Dessa forma, os produtos da sua loja receberão ainda mais visibilidade do que apenas em um e-commerce próprio.

Vale lembrar que esses são apenas alguns dos inúmeros benefícios. Portanto, não deixe de expor suas soluções em marketplaces!

Vantagens para o comprador

Além de trazer benefícios para os vendedores, essa solução também é vantajosa para os compradores. Confira a seguir!

  • Maior segurança: comprar pela internet ainda gera muita desconfiança. Sendo assim, geralmente, as pessoas buscam por sites já relevantes e confiáveis, como é o caso de grandes marketplaces;

 

  • Mais opções: com as vitrines online, os consumidores conseguem verificar diversas opções do mesmo produtos e/ou serviços;

 

  • Permite a comparação dos produtos: relacionado ao tópico anterior, como o cliente tem a oportunidade de visualizar diversas opções, ele poderá compará-las. Por exemplo, é possível avaliar preço, qualidade, etc.

Maiores marketplaces do Brasil

Agora que você já conheceu as vantagens de vender em marketplaces, conheça os maiores do Brasil.

  • Mercado Livre

O Mercado Livre não possui produtos próprios, realiza somente a venda de terceiros. Neste marketplace é possível vender e comprar produtos de todas as categorias!

  • Buscapé

Outra opção de marketplace é o Buscapé. Esta há mais de 20 anos do mercado e recentemente foi comprada pela Zoom, que promete mudanças.

  • B2W Digital

A B2W engloba três grandes lojas virtuais: Americanas, Shoptime e Submarino. Cada marketplace possui seu público, basta entender qual se encaixa melhor para a sua empresa.

  • Via Varejo

A Via Varejo é dona dos marketplaces Casas Bahia, Extra e Ponto Frio. Em suma, se baseia em produtos voltados para residências, como eletrodomésticos, móveis, informática e outros.

  • Magazine Luiza

A “Magalu” como é conhecida pelo grande público, é o marketplace com maior crescimento no Brasil. Eletrônicos, móveis, celular e informática são os principais segmentos da empresa.

Conclusão

Optar por vender em marketplaces pode ser a peça-chave para o sucesso. Isso porque é uma ótima estratégias para conseguir aumentar as suas vendas.

E, caso queira fazer esse processo de forma eficiente, é essencial que faça a integração de marketplace com seu ERP, sistema de gestão integrado, da empresa com as plataformas de marketplaces — isto é, disponibilizar o estoque e informações que estão no ERP automaticamente.