Sem dúvidas o comportamento do mercado corporativo não é o mesmo do que há dois anos atrás. Com a pandemia, o avanço da digitalização e o fortalecimento das ferramentas virtuais, novos hábitos foram criados. E este novo cenário se aplica tanto para empresas, quanto para clientes.
No meio de tantas transformações é comum que dúvidas surjam. Como ficam os velhos hábitos comerciais? Como realizar visitas externas? Ainda é necessário? A prática, muito comum em vendas complexas e também muito utilizada por representantes, era utilizada como uma forma de estreitar a relação com os clientes, mas, e agora?
Ainda que a comunicação entre telas tenha funcionado muito bem nos últimos dois anos, os consumidores ainda anseiam pelo relacionamento interpessoal. Um levantamento realizado pela Bare Internacional aponta que o contato direto no momento de realizar compras segue sendo importante. Na média de 0 a 10 o nível de importância atribuído pelos consumidores à modalidade subiu de 5,93 para 6,07 após a pandemia.
Ou seja, o famoso “aperto de mão” não vai deixar de existir. Porém, como diversos aspectos do cotidiano dos negócios, ele será remodelado. Com novas ferramentas e diversas tendências tecnológicas, empresas precisam se adaptar a novos conceitos, como é o caso do phygital.
Continue lendo que nós te explicaremos mais sobre como o “novo normal” está impactando nas visitas externas!
Novas lições para o mercado
Muitos ensinamentos puderam ser absorvidos durante a pandemia. O principal deles – que fez muitas empresas seguirem ativas – com certeza foi a habilidade de operar de maneira mais enxuta e sem sacrificar a produtividade. Mas isso só foi possível por meio das ferramentas tecnológicas, que tomaram conta do dia a dia pessoal e empresarial.
Neste cenário, as compras virtuais, por exemplo, sofreram um “boom”. E quem não estava no ambiente virtual, precisou correr para se adaptar. Mas, ao contrário do que muitas pessoas pensam, o trato pessoal não se tornou menos importante, pelo contrário. O esforço para ser melhor e mais personalizado precisa ser maior, levando em consideração e conhecendo a fundo a persona do negócio.
Leia também: 7 hábitos para aumentar o sucesso em vendas
O novo perfil do consumidor: o phygital
Um estudo da All in em parceria com a Opinion Box, apontou que 75% dos consumidores usam as redes sociais para conhecer novos produtos. Em contraponto, uma pesquisa realizada pela MindMiners revela que 49% dos brasileiros ainda optam por lojas físicas na hora de efetuar uma compra. Ou seja, nessa nova forma de consumo, os negócios precisam investir em uma nova modalidade: a híbrida.
O conceito de phygital trabalha, de certa forma, o melhor entre os dois mundos, combinando estratégias presenciais com as digitais. Tudo isso para criar uma nova experiência ao consumidor, investindo na promoção do engajamento e otimizando a jornada do cliente dentro do funil de vendas.
Criando um processo mais fluido, a modalidade permite tornar o atendimento mais ágil, otimizando a comunicação e fechando negócios de acordo com o perfil e necessidade de cada consumidor. Ao conhecer a persona com quem se trabalha, as empresas podem conhecer mais a fundo os hábitos de cada cliente, identificando com maior eficiência o momento ideal para promover visitas externas.
Entre as vantagens da estratégia, podemos elencar:
- Personalização da jornada de compra;
- Coleta de mais dados sobre os clientes;
- Aprimoramento da tomada de decisões estratégicas;
- Aumento das vendas;
- Melhora no atendimento;
- Maior satisfação dos clientes.
Além disso, também podemos citar como benefício da integração das funcionalidades a ampliação dos pontos de atendimento. Com diferentes canais se torna muito mais fácil e acessível promover um relacionamento duradouro com os clientes, unindo a tecnologia com os métodos já conhecidos pelas equipes comerciais.
Ou seja, ainda que remodeladas e mais integradas com as funcionalidades do ambiente digital, as visitas externas seguem sendo um ponto importante para as vendas. Por isso, não deixe de compreender a dinâmica de seus clientes. Alinhar as facilidades da tecnologia com os benefícios do contato presencial não só garante uma experiência satisfatória, como também ajuda sua empresa a se manter competitiva neste novo mercado.