Se você é dono ou gestor, sobretudo, de distribuidora, atacado ou qualquer tipo de indústria, é essencial que você esteja de olho no assunto automação da força de vendas.
Isso porque essa automação aumenta a produtividade e ainda diminui a carga de trabalho do responsável pelas vendas. O processo, como o nome sugere, é automático, o que torna muito mais eficaz todo o processo do pedido.
Dada a importância desse processo para os negócios, se aprofunde mais no conceito no decorrer desse texto. Confira!
O que é automação da força de vendas?
A automação da força de vendas se trata de qualquer software e/ou máquina que substitui o trabalho manual, em relação ao processo de vendas.
Porém, na verdade, essa automação não substitui completamente o esforço humano, mas o complementa, facilitando o processo.
Sendo assim, o processo alcança seu máximo potencial quando é unido com o CRM, que é o sistema de integração de tarefas ideal para a automação da força de vendas, além também da união com os agentes de vendas.
Todos que participam do processo possuem um papel importantíssimo nele:
• Os agentes de vendas nutrem o sistema e programas com dados essenciais;
• O Força de Vendas desempenha os comandos automaticamente, aliviando a carga de trabalho de backoffice;
• Já a equipe e gestores criam estratégias por meio da análise dos resultados, e se houver necessidade, também realizam contato humanizado com o cliente.
A automação da força de vendas funciona de que maneira?
Através de um software que pode ser instalado em um tablet ou celular. Esse software, por sua vez, faz a integração com a base de dados do ERP da sua empresa.
Os dados, no que tange aos preços, clientes e produtos, são captados pelo software instalado no seu aparelho móvel, e dispõe as informações para o representante em questão.
Dentre as mais variadas informações disponíveis pelo software que ajudam no processo de vendas, podemos contar também com o histórico financeiro e o estoque online.
Confira: Integração ERP com Força de Vendas, vale a pena?
Quais as vantagens?
Além dos benefícios expostos anteriormente, também o vendedor estará mais capacitado a realizar vendas bem mais lucrativas, devido à quantidade de informações disponíveis. Ainda menor tempo entre entrega e pedido é uma das vantagens que a automação de vendas oferece.
A maior fidelização do cliente também é outra vantagem, um serviço com grande praticidade e rapidez, certamente agrada à clientela.
Isso, sem contar que, você mesmo poderá gerenciar os descontos, isso significa que você não precisará mais que seus vendedores deem descontos acima do limite só para fechar vendas. Além disso, você também pode verificar se a demanda foi feita por telefone ou presencial.
As vantagens da automação da força de vendas são inúmeras, e por isso se torna cada vez mais essencial no setor comercial.
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