Para além das mudanças, a transformação digital abriu um vasto leque de oportunidades para as empresas. Entre eles os e-commerces , um canal democrático onde marcas podem alavancar suas vendas e presença digital . E, em meio à sopa de letrinhas de siglas dos negócios, o D2C vem ganhando seu espaço.
Categorizado pelo estilo de venda direta ao consumidor final , o termo se popularizou como uma possibilidade para empresas de qualquer porta e segmento, inclusive movidos a energia. Um relatório da Híbrido , de 2020, adiantou que, para 40% dos anunciados que aderiram à estratégia, as vendas D2C já representam uma receita acima de dois dígitos .
Encurtando o caminho da jornada de compra, a modalidade traz uma série de vantagens que vão desde vitórias na visibilidade e produtividade, até escalabilidade e redução de custos. Mas, como o modelo D2C funciona na prática? Acompanhe a leitura e entenda como a estratégia pode ajudar seu negócio a vender mais !
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O que é D2C
D2C é a abreviação do termo em inglês para Direct to Consumer . O que, em tradução literal, significa ” direto ao consumidor “. Bom, assim o nome já fica bem intuitivo, não é mesmo? Neste modelo de negócio as vendas acontecem sem intermediários, onde o cliente final se torna o foco das organizações.
Logo, a cadeia de suprimentos, principalmente quando falamos sobre a produção, é reduzida, fazendo com que fabricantes e varejistas possuíssem mais controle sobre a venda de seus produtos.
Ainda que se oponha a metodologias como a B2B ou B2C, o D2C deve ser visto como uma importante aliada nas estratégias de negócios. Já que permite a criação e ativação de mais um ponto de vendas . Assim, os distribuidores podem contar com mais um braço estratégico dentro do negócio, contando com um sistema próprio.
Por vezes, esse sistema se baseia em plataformas próprias, através de e-commerces. Com um canal de vendas digitais, a empresa consegue ampliar a visibilidade no mercado e aumentar o faturamento. Estudos da Bringg apontam que a estratégia já era uma aposta de 40% das indústrias ainda em 2020, enquanto 87% dos fabricantes veem potencial neste modelo de negócio para os próximos anos .
D2C na prática
Para te ajudar a entender melhor como este conceito funciona, pense no seguinte cenário: uma empresa fabricante de celulares. Onde você encontrará estes produtos? Provavelmente a primeira resposta que veio a sua mente tenha sido lojas de eletrônicos, algum comércio de varejo ou até mesmo comércio.
Mas, ainda utilizando este exemplo, é possível que a possibilidade de comprar diretamente com a marca também tenha surgido na sua cabeça, não é mesmo? Em síntese, esse é o fundamento do termo. Mais do que um ponto de vendas a mais, o D2C amplia os canais de distribuição, permitindo aumentar o público e os resultados .
Vantagens do D2C
Como já citamos, o grande ponto de apostar no D2C é a questão estratégica da ativação dos pontos de vendas. Além disso, vale lembrar que em uma pesquisa, dados de usuários do Gartner que defendem que 55% dos consumidores preferem negociar diretamente com as empresas . Vamos aos benefícios:
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Aumento do público
De acordo com Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, do Governo Federal, cerca de 90% dos lares brasileiros já contam com acesso à internet . Isso representa um total de 65,6 milhões de domicílios conectados . Esses dados já demonstram um panorama da abrangência ao contar com canais digitais, certo?
Mais do que uma forma rápida e acessível de alcançar uma abrangência massiva de público, o e-commerce também permite uma série de dados que facilitam a análise dos consumidores . O que, por consequência, traz à luz suas motivações e comportamentos, garantindo mais assertividade na comunicação.
Com um canal de vendas a mais, é possível aprimorar estratégias segmentadas, levando em consideração as informações mapeadas . O que leva o negócio a alcançar melhores resultados.
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Experiência omnicanal
Nós já falamos por aqui que o D2C deve ser visto como um aliado dentro dos diferentes modelos de negócios. Atuando junto ao B2B, por exemplo, a empresa pode contar com diferentes pontos de contato , o que amplia sua rede de atuação e estreita relações.
Atender diretamente o consumidor final, é crucial levar em consideração a experiência que será proporcionada ao cliente . Ainda que as vendas online sejam fáceis e garantam mais autonomia, é importante conhecer o perfil do seu consumidor para entender suas prioridades na hora da compra.
Em um ambiente virtual, a atribuição é determinante para o sucesso da estratégia. Por isso, não deixe de apostar nos dados para entender os hábitos de consumo e estreitar relações com o cliente . Seja com ofertas personalizadas ou em ações de pós-venda, a experiência permite aumentar a fidelização do consumidor com a marca.
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Redução de custos
Este ponto é fácil de explicar: vender pela internet exige custos mais baixos. Tanto na disponibilização quanto na distribuição dos produtos, as vendas em e-commerce reduzem o processo de comercialização. Ou seja, sem os intermediários é possível oferecer produtos com preços mais acessíveis.
O que, por lógica, garante vantagens tanto para o cliente quanto para a empresa, que pode vender mais e mais rápido. Em um estudo realizado pelo Retail Dive, a redução dos valores é o principal motivador dos clientes ao realizar compras diretamente com as empresas.
Como aplicar o D2C com eficiência
Agora que você já entendeu o que o termo D2C significa e quais são suas vantagens, separamos algumas dicas importantes para que você possa começar a aplicar uma estratégia com sucesso em sua operação. Confira:
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Aposte em plataformas com API’s públicas
Ao escolher uma plataforma de e-commerce, não deixe de verificar as integrações por API’s. O termo, que em português significa Interface de Programação de Aplicativos, vai ajudar – e muito! – sua empresa na hora de migrar dados entre plataformas.
Isso porque as API’s facilitam a comunicação entre diferentes ferramentas utilizadas pelo negócio. Seja CRM, ERP ou um Sistema de Força de Vendas, são eles os responsáveis por garantir que todos os sistemas funcionem em conjunto, sem perda de informações ou dados importantes.
Além disso, as API’s também permitem que seu e-commerce disponibilize ferramentas como o cálculo de fretes, emissão de notas fiscais, pagamento virtual, sistemas de feedbacks, entre outros. Quando uma API é pública, a integração a estas soluções se torna mais fácil e acessível.
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Não esqueça dos parceiros
Como já citamos, o D2C é um aliado dos demais modelos de negócios. Por isso, é importante evitar conflitos com os parceiros já existentes. Se a sua empresa já aposta no mercado B2B, crie soluções que complementam o que já é oferecido em outras vertentes de vendas.
Assim, a empresa consegue ampliar os canais de vendas de evitar ruídos com nenhum dos lados. Ao invés de transformar a indústria em um concorrente do parceiro varejista, trabalhe em conjunto para tornar essa parceria mais lucrativa. Uma comunicação transparente é fundamental para isso.
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Diversifique as ofertas
Para ser mais estratégico, defina as mercadorias que serão entregues diretamente ao cliente final. Nesse ponto é importante pensar em ofertas que se diferenciam das realizadas por parceiros. Afinal, o objetivo é ampliar as demandas, não gerar conflitos.
Nas vendas diretas é possível testar novos produtos, ofertas mais atraentes ou até mesmo produtos exclusivos. Delimitar a gama de oferta é importante para poder trabalhar a omnicanalidade das vendas, oferecendo o que o cliente precisa em diferentes pontos de vendas.
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ERP integrado, sempre!
É claro que, entre as nossas dicas, não consegui deixar de citar o ERP, não é mesmo? Os sistemas, que são os queridinhos quando o assunto é gestão empresarial, são um recurso fundamental na hora de garantir a assertividade e monitoramento das ações.
Com a integração entre o e-commerce e o ERP, o negócio não corre o risco de perder o controle sobre o estoque e os cadastros de clientes, por exemplo. Assim, é possível garantir uma boa comunicação interna, que organiza as atividades e torna a tomada de decisão mais eficiente.
A integração com o ERP pode ser vista, inclusive, como uma porta de entrada para criar um ecossistema interligado. Seja através de conexões com sistemas de Força de Vendas, Portal B2B, softwares de CRM, ou outras ferramentas, a comunicação entre as diferentes frentes comerciais permite uma atuação em sintonia, para que nenhuma informação seja perdida e todos os pontos de vendas tenham uma boa atuando.
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Em resumo…
Ou seja, a metodologia D2C, além de uma forte tendência dentro do mercado, é uma boa oportunidade para negócios que pensam de forma estratégica e buscam se fortalecer no mercado. Mais do que ampliar as vendas, o conceito também auxilia na visibilidade e competitividade.
Seja pela facilidade de se vender online ou por uma forma de fortalecer o relacionamento com o consumidor, esse modelo de negócios é um importante aliado para aumentar o faturamento – diminuindo custos. Porém, para ser eficiente, a integração é essencial.
Atuar com diferentes pontos de vendas é fundamental que o negócio conte com as ferramentas certas para garantir o controle e o acompanhamento das ações. Para isso, nossa dica bônus é: após em um bom Sistema de Força de Vendas . Conheça mais sobre essa ferramenta e suas vantagens clicando aqui .