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É indiscutível a forma como a pandemia impulsionou a digitalização em nosso país. Com o lockdown, quarentena e os comércios fechando, foi impossível que as empresas não voltassem a sua atenção à modernização dos processos comerciais. Com as mudanças, a transformação digital nas vendas trouxe diversos benefícios.

Seja na captação de leads até o acompanhamento das vendas, a maior parte dos negócios já contam com processos digitais. E, com o processo de digitalização, todos os dias surgem novas ferramentas para auxiliar no dia a dia comercial. Por isso, não podemos deixar de dizer que o perfil do vendedor também mudou.

Para atrair e fidelizar seus clientes, o profissional precisa ser cada vez mais estratégico. Até porque, assim como os negócios, os clientes também se tornaram mais digitais. E é aqui onde os recursos tecnológicos se tornam ainda mais importantes. 

Mais do que digitalizar os processos, a tecnologia permite que a equipe de vendas possa focar no que realmente importa: vender. Enquanto as rotinas mais burocráticas ficam por conta das ferramentas utilizadas. Como, por exemplo, o lançamento de pedidos ou a emissão de notas fiscais.

Continue a leitura e veja os 3 principais recursos que auxiliam na transformação digital das vendas e no dia a dia das equipes. Vamos lá?

 

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Ferramentas digitais nas vendas

A pandemia impactou profundamente os mais diversos setores da economia. Para as vendas, cada vez mais, empresas estão aderindo às plataformas de venda online, aplicativos de pedidos e sistemas de gestão integrados para acompanhar essa mudança de comportamento dos consumidores.

Mas, para acompanhar as transformações, só isso não basta. Empresas que buscam manter seu crescimento precisam estar atentas às tendências do mercado, investir em estratégias de marketing digital e oferecer uma experiência de compra diferenciada para os clientes. 

Afinal, a transformação digital é um processo contínuo, que exige adaptação e atualização constante. E, com o mercado em constante evolução, e as empresas que conseguirem se adaptar e acompanhar essa evolução terão uma vantagem competitiva significativa. 

Para isso, listamos alguns dos principais recursos da transformação digital nas vendas  que já são obrigatórias para os negócios. Confira:

  • ERP

O ERP (Enterprise Resource Planning) é um sistema integrado de gestão empresarial. Seu objetivo é gerenciar todas as operações de uma empresa de forma integrada e eficiente, reunindo em um único sistema todas as informações e processos de diferentes áreas da empresa.

Seja nas vendas, compras, estoque ou até mesmo nos recursos humanos, o ERP permite o acesso a informações em tempo real sobre as movimentações da empresa. Ou seja, é como se todo o negócio estivesse dentro de um único local, atuando em sinergia. 

Além disso, nas vendas, o ERP ajuda no acompanhamento de indicadores de performance, como faturamento, margem de lucro, quantidade de vendas, entre outros. Além de automatizar processos, como o lançamento e envio de notas fiscais, por exemplo. Assim, os vendedores podem dedicar mais tempo ao relacionamento com clientes, ao invés de realizar tarefas manuais e repetitivas.

  • Integração entre ferramentas

Com a explosão das vendas digitais é difícil vermos alguma empresa fora de e-commerces ou marketplaces. A questão é que, com essa mudança, se tornou muito mais fácil acabar se perdendo entre as vendas. Então, é nesse ponto que a integração se torna uma peça chave para manter o negócio atuando em conformidade.

Ao apostar em recursos como o ERP, a empresa centraliza sua operação e consegue melhorar o gerenciamento. Entretanto, a conexão entre as plataformas de vendas online não pode ficar de fora. Com hubs de integração, como a clicTecnologia, as empresas conseguem conectar seus pontos de venda e automatizar os fluxos.

Assim, é possível acompanhar em tempo real a movimentação de pedidos, automatizar o controle de estoque, gerar relatórios de vendas, entre outros benefícios. O que resulta em mais eficiência nas vendas e em melhorias na experiência do cliente.

Essa integração unifica todas as informações de venda automaticamente, eliminando a necessidade de lançamentos manuais e reduzindo a possibilidade de erros. Permitindo um acompanhamento mais preciso do volume de vendas e da demanda por produtos. Ou seja, garantindo também que a empresa aplique melhorias contínuas de acordo com a performance do negócio.

Leia também: O que é uma plataforma de integração comercial?

 

  • Aplicativos de vendas

Pense como um consumidor: quanto tempo por dia você passa utilizando aplicativos em seu celular? Bom, assim já podemos entender que a importância de contar com um aplicativo de pedidos é inegável. Hoje em dia, as pessoas estão cada vez mais conectadas e preferem resolver as coisas pelo celular, seja para fazer uma compra, agendar um serviço ou solicitar uma entrega. 

Ter um aplicativo de pedidos é uma forma de facilitar o processo de compra e também de vendas. Com ele os representantes que atuam em campo conseguem oferecer um atendimento mais personalizado e lançar pedidos em tempo real, sem perder informações no meio do caminho.

Reduzindo a possibilidade de erros de comunicação ou esquecimentos. Além de uma série de outros benefícios que impactam diretamente na melhoria da eficiência do trabalho. Como, por exemplo:

  1. Informações em tempo real: com um aplicativo de vendas, o vendedor pode ter acesso a informações em tempo real sobre o estoque de produtos, preços, histórico de compras do cliente e outras informações relevantes. Isso ajuda a oferecer soluções mais eficazes para o cliente, ao mesmo tempo em que garante que ele tenha facilidade para acompanhar a política comercial da empresa;

  2. Facilidade na emissão de pedidos: aplicativos de vendas como o da clic Tecnologia permite que o vendedor faça a emissão de pedidos diretamente do dispositivo móvel, sem precisar preencher formulários em papel ou entrar em contato com a equipe interna da empresa. Além de permitir que o lançamento aconteça mesmo sem conexão com a internet, o que acaba, de vez, com a dependência da rede de telefonia em locais remotos;

  3. Aumento da produtividade: ao oferecer ferramentas de gestão de tempo, monitoramento de metas e outras funcionalidades que ajudam a aumentar a produtividade do vendedor, um bom aplicativo de vendas contribui para que os representantes consigam cumprir suas metas e objetivos com mais facilidade;

  4. Personalização das vendas: aplicativos como o da Clic facilitam o acesso a informações sobre o perfil de cada cliente, suas preferências e histórico de compras. Isso ajuda a oferecer soluções mais personalizadas e adequadas às necessidades do cliente, o que pode contribuir para melhorar a experiência de compra e fidelizá-lo à empresa.

 

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Em resumo…

Normalmente, nossa ideia de futuro está atrelada a realidades futuristas, com carros voadores e viagens no tempo. A verdade é que, desde o início da pandemia, esse futuro já começou. E é a tecnologia quem vem promovendo tantas mudanças. A transformação digital nas vendas que, antes, pudera parecer utópica, já é realidade.

E, para não ficar para trás, seu negócio precisa se adequar. As ferramentas que listamos acima, já não são apenas uma opção para as empresas, mas, sim, uma necessidade em busca do crescimento e competitividade. Em fato, empresas que conseguirem se adaptar a essa nova realidade estarão em uma posição privilegiada no mercado. 

A adoção de aplicativos de pedidos e sistemas integrados é apenas o primeiro passo para uma transformação digital bem-sucedida, mas é preciso estar disposto a investir em tecnologia, capacitação de equipe e estratégias de marketing digital para garantir uma vantagem competitiva duradoura. 

O uso de recursos tecnológicos é a primeira etapa para que negócios consigam deixar de lado as tarefas burocráticas e repetitivas e passem a focar no lado estratégico. Nos tempos modernos, o profissional, independente do setor, se torna um ativo muito mais importante, porque foca sua atuação no que é mais importante para a empresa: os resultados. 

Quer entender como a clicTecnologia pode ajudar sua empresa na transformação digital das vendas? Entre em contato com nossos especialistas!