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 Transformação digital. Nos últimos anos vimos como a união dessas duas palavras vem revolucionando o mercado, trazendo diversas inovações para a indústria. Esse processo, em constante melhoria, busca otimizar fluxos de trabalho e aperfeiçoar o desempenho para conquistar melhores resultados.

Muito disso, feito através de ferramentas digitais, que comandam desde mais agilidade a análise aprofundada da performance do negócio. Ou seja, a tecnologia é, sem dúvidas, a melhor aliada para empresas que querem escalar no mercado.

E esse fenômeno, que consolida uma nova era para a indústria, impacta os mais diferentes setores. Seja no atendimento, vendas ou até mesmo na fabricação, sempre existe uma ferramenta tecnológica que auxilia a automatizar e digitalizar processos.

Nesse sentido, sabendo da importância e impacto que esses recursos trazem para a operação empresarial, separamos as 4 principais ferramentas tecnológicas para a indústria. Continue a leitura e saiba quais são e como utilizá-las para extrair os melhores resultados da sua empresa. Vamos lá?

Tecnologia no setor comercial de indústrias

Sendo um setor fundamental para a indústria, as ferramentas comerciais buscam na tecnologia o suporte para tornar processos mais eficientes, precisos e ágeis. Através delas é possível automatizar fluxos de trabalho, melhorar a tomada de decisão e promover a sinergia entre as equipes.

Além disso, também podemos listar como benefícios:

  • Redução de retrabalhos com fluxos manuais e repetitivos;
  • Análise de dados para facilitar a tomada de decisão;
  • Acompanhamento assíncrono do desempenho das equipes;
  • Gerenciamento de oportunidades;
  • Personalização do atendimento.

Ferramentas tecnológicas para o comercial das indústrias

Agora que você já entendeu os principais benefícios de inserir recursos tecnológicos no dia a dia do setor comercial, vamos entender quais são as quatro principais ferramentas digitais para a equipe. 

Leia também: Conheça o D2C e aumente as vendas do seu negócio

 

Aplicativos de pedidos

A representação é um modelo de vendas fortemente utilizado pela indústria, principalmente nas que operam com vendas B2B ou B2C. Usar ferramentas digitais como os aplicativos de pedidos significa mais autonomia para os vendedores externos, que não dependem de anotações ou de conexão com a internet para realizar o lançamento de pedidos.

Além disso, torna o processo mais eficiente e preciso, eliminando possíveis erros de comunicação. Aplicativos como o da ClicTecnologia permitem que o representante tenha liberdade para processar pedidos de qualquer lugar, até mesmo locais remotos e com pouco sinal telefônico. Portanto, garanta que as informações não sejam perdidas.

Sistema de Força de Vendas

Um sistema de força de vendas é uma ferramenta que permite gerenciar e acompanhar as vendas em tempo real. Ele ajuda a monitorar o status dos clientes, leads e as oportunidades de vendas. Além de ser utilizado para planejar e executar campanhas de vendas, acompanhando o desempenho da equipe e dos produtos.

Com a Clic, sua empresa consegue automatizar todos esses fluxos em um único lugar, monitorando com dados o desempenho para guiar a tomada de decisão. Além disso, um bom sistema de Força de Vendas é capaz de alavancar a produtividade da equipe, promovendo soluções que otimizam a rotina e facilitam os processos.

Por exemplo, com o clicVenda as equipes contam com mais rapidez e agilidade no acesso às informações dos clientes, contando com mais controle e visibilidade sobre as etapas comerciais. Isso também permite identificar melhorias nos processos e compreender quais estratégias são mais assertivas para o negócio.

Leia também: Força de vendas: funcionalidades reais para o dia a dia

 

análise de dados

Outra ferramenta importante, e que normalmente está integrada a outras soluções, é a análise de dados, que permite a coleta, processamento e interpretação de informações. Isso ajuda a identificar tendências e padrões, facilitando a definição de ações que trarão melhores resultados.

Com base nessas informações os negócios conseguem tomar decisões embasadas na realidade da operação, aumentando a evolução das vendas e adaptação frente às mudanças no mercado. O que garante, por exemplo, identificar segmentos com potencial de crescimento, produtos com maior demanda e regiões com maior qualidade de vendas.

Além de muitas outras melhorias, como, por exemplo, a personalização do atendimento. Nesse caso, o monitoramento das movimentações do cliente pode ser utilizado como base para oferecer soluções mais adequadas ao perfil e necessidade do consumidor.

CRM

O CRM (Customer Relationship Management) é uma ferramenta que facilita o gerenciamento, acompanhando a interação com os clientes. Ele fornece informações sobre os clientes, incluindo histórico de compras, emoções e informações de contato. Com ele é possível identificar oportunidades de vendas, melhorar o atendimento e aumentar a fidelidade do cliente.

Essa ferramenta é fundamental para a indústria pois possibilita a centralização comercial, automatizando tarefas de vendas, como envio de e-mails e follow-ups. Assim, uma equipe de vendas otimiza as rotinas e consegue focar esforços no que realmente importa: fechar negócios. Além disso, boas ferramentas de CRM costumam oferecer recursos de integração facilitada, como APIs públicas para consulta, o que permite que o sistema seja integrado ao ERP.

Leia também: O que é uma plataforma de integração comercial?

 

automação de marketing

Uma vertente fundamental das vendas é o marketing, que busca estratégias para atrair novos clientes em potencial e aumentar a visibilidade de um negócio no mercado. Contando com ferramentas digitais de automação de marketing é possível automatizar processos como o envio de e-mails, qualificação e acompanhamento de leads. 

Além de otimizar o processo de vendas, criando estratégias que alcancem um público maior e com mais potencial de compra dos produtos. Tudo isso, a fim de aumentar a eficiência do tempo comercial, permitindo que os representantes contem com uma carteira mais assertiva de vendas. 

Leia também: O que é Automação de Marketing

 

Como o Clic pode te ajudar

Mais do que um sistema de vendas, a clic Tecnologia é um hub de soluções comerciais, contando com diversas ferramentas que vão garantir à sua empresa mais assertividade nos resultados. Desde aplicativos de vendas até a integração com sistemas internos, especialistas em melhorar o desempenho de vendas, garantindo dados que guiarão a tomada de decisão.

Com a Clic, seu negócio integra as principais ferramentas tecnológicas de gestão, como o ERP e CRM, com lojas virtuais, e-commerce ou marketplace, garantindo uma operação comercial conectada de ponta a ponta. Tudo isso para que a indústria se mantenha competitiva na era digital. Quer entender mais sobre nossas soluções? Entre em contato com nossos especialistas!