Quando o assunto é inteligência artificial , certamente você logo pensa em ChatGPT , certo?! A verdade é que com o avanço da tecnologia , ela já está presente em muito mais lugares do que você pode imaginar. Desde chatbots até as redes sociais , a inteligência artificial vem se tornando um recurso essencialmente estratégico , principalmente para as vendas .
Mas, como assim? Muito além da automação de processos , a unção entre os dados , o aprendizado de máquina e a tecnologia vem tornando os negócios cada vez mais inteligentes . Isso porque, através da inteligência artificial, os gestores comerciais conseguem tornar a atuação do tempo mais estratégico , monitorar o desempenho e ter mais previsibilidade sobre as ações.
Uma pesquisa da McKinsey aponta que aproximadamente 40% do tempo utilizado nas vendas pode ser automatizado . Fazendo com que o processo de venda seja mais eficiente . Mas, se você assim como grande parte dos profissionais, se preocupa com o uso da inteligência artificial , temos uma boa notícia.
Ainda que fundamental para trazer mais assertividade aos negócios, a inteligência artificial nas vendas deve ser vista como uma aliada e não como uma rival. Isso porque ela serve para otimizar processos e não “substituir” mão de obra. Utilizando-a, os profissionais focam no que realmente é importante para o negócio: vender!
Continue a leitura e entenda mais sobre esse assunto tão em alta no mercado.
O que é inteligência artificial?
A inteligência artificial (IA) é um campo da ciência da computação que se concentra no desenvolvimento de sistemas e algoritmos capazes de realizar tarefas que, quando executadas por seres humanos, desativam a inteligência. Em outras palavras, a IA busca criar máquinas e programas que possam aprender com experiências passadas e tomar decisões com base em dados e padrões.
Dentro deste campo, diversas técnicas e subáreas podem ser mencionadas, como
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Aprendizado de máquina;
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Processamento de linguagem natural;
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Visão computacional;
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Raciocínio e planejamento;
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Robótica;
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Sistemas de recomendação.
Sendo aplicável em diversas áreas e setores , a inteligência artificial se baseia na evolução rápida e contínua . Ou seja, os algoritmos permitem que os sistemas aprendam e melhorem com base em dados. Dessa forma ela pode ser utilizada para tarefas como classificação, previsão, reconhecimento de padrões e muito mais.
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Inteligência artificial em vendas
Antes de mergulharmos na aplicação de IA nas vendas , é importante entender como chegamos até aqui. A IA evoluiu significativamente nas últimas décadas, passando de simples algoritmos de recomendação para sistemas de aprendizagem profundos que podem analisar dados complexos e tomar decisões em tempo real.
Hoje, as empresas estão utilizando IA para melhorar a eficiência de suas operações de vendas , melhorando o atendimento ao cliente e criando experiências personalizadas que impulsionam as vendas. Isso porque, com base nos dados gerados, a inteligência artificial permite reduzir o trabalho aplicado em rotinas como captura de leads, registro de atividades, entre outros .
Aplicando-a aos fluxos de vendas , ela pode auxiliar equipes na análise de dados diversos, desde custos até o histórico de clientes . Assim, é possível personalizar ofertas , comunicações e tornar as negociações mais eficientes antecipando soluções . Além disso, a inteligência artificial também pode ser utilizada nas vendas para:
Análise de dados avançada
A IA é capaz de analisar grandes volumes de dados de maneira rápida e precisa . Isso permite que as empresas identifiquem padrões de compra , comportamentos do cliente e tendências de mercado que, de outra forma, seriam difíceis de detectar. Com essa análise avançada, as equipes de vendas podem tomar decisões informadas e estratégicas .
Atendimento de clientes
Chatbots e assistentes virtuais baseados em inteligência artificial estão se tornando comuns em e-commerces e serviços de atendimento ao cliente . Eles podem responder a perguntas frequentes, fornecer informações sobre produtos e até mesmo auxiliar no processo de compra . Essa automação no tempo da equipe de vendas e oferece uma experiência conveniente aos clientes.
Isso sem falar no processo de captação de leads . Com um fluxo de chatbot estruturado com base em IA, é possível tornar o processo de compra mais intuitivo e fluido para o cliente . Realizando desde a qualificação do lead até a compreensão da necessidade do consumidor antes de encaminhá-lo ao vendedor .
Experiência do cliente
A inteligência artificial permite a personalização em larga escala . Com base no histórico de compras e comportamento do cliente, as empresas podem oferecer recomendações altamente relevantes, ofertas exclusivas e comunicações direcionadas . Isso aumenta a probabilidade de conversão e fidelização do cliente .
A IA também pode auxiliar na identificação de oportunidades de venda cruzada, o cross-selling , e de vendas adicionais , conhecidas como upselling . Isso aumenta o valor médio das transações e faz com que o vendedor consiga se tornar mais assertivo na forma como se comunica com o cliente.
Ou seja, ao invés de focar sua mão de obra em descobrir informações, o profissional poderá contar com o processamento da IAe focar seus esforços em aperfeiçoar resultados e promover uma experiência mais agradável para seus clientes.
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Previsão de demanda
A previsão de demanda é crucial para gerenciar estoques e garantir que os produtos estejam disponíveis quando os clientes desejarem comprá-los. A IA pode analisar dados históricos e tendências de mercado para fazer especificações de demanda , ajudando as empresas a melhorar sua cadeia de suprimentos .
O que, como consequência, torna o trabalho da equipe comercial mais eficiente. Visto que, a indisponibilidade de produtos causa frustração aos clientes e pode gerar ruídos de comunicação entre a marca e o consumidor.
Automação de tarefas
A IA pode assumir tarefas tediosas e repetitivas , como classificar leads, enviar e-mails de acompanhamento e agendar reuniões . Isso libera tempo para que uma equipe de vendas se concentre em atividades de maior valor , como construir relacionamentos com os clientes . Essa automação também está presente em diversas ferramentas que acompanham o processo de vendas.
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Gestão comercial
A utilização da inteligência artificial na gestão comercial pode melhorar significativamente a eficácia e a eficiência das equipes . Seja por meio de treinamentos personalizados , desenvolvendo trilhas de aprendizado com base no desempenho dos colaboradores, ou até mesmo no acompanhamento de desempenho .
Com a IA é possível analisar como a equipe vem participando , acompanhando de perto estatísticas de sucesso e identificando pontos fortes e fracos de cada vendedor . Desta forma, a inteligência artificial consegue auxiliar os gestores a compreender as áreas de melhoria tanto de processos como no desenvolvimento pessoal de cada membro da equipe.
Máquina X humano
Como você já deve ter percebido até aqui, como aplicações de inteligência artificial em vendas são enormes . Porém, uma grande preocupação do mercado é compreender como aliá-la a mão de obra humana . Aquela dúvida que você já deveria ter ouvido: afinal, como as máquinas substituirão os humanos?
Mas nós estamos aqui para te tranquilizar. A resposta é: não . Com a variedade de possibilidades , o trabalho dos profissionais não corre perigo . A inteligência artificial ainda é uma ferramenta em desenvolvimento , ou seja, ainda temos muito o que aprender com ela. Porém, em paralelo a isso, ela deve ser vista como uma importante aliada nos processos.
Uma pesquisa realizada pela McKinsey aponta que os trabalhos desempenhados por pessoas precisam ser redefinidos para que as empresas possam aproveitar ao máximo o potencial das automatizações . O estudo aponta que cerca de 60% das pessoas poderiam ter 30% de suas rotinas automatizadas.
Ou seja, a IA apresenta ao mercado a possibilidade de transformar os negócios , trazendo como principal benefício o aumento da produtividade dos profissionais. Para que, dessa forma, seja possível tornar a atuação humana mais estratégica para o sucesso dos resultados.
O levantamento da McKinsey afirma ainda que “ as máquinas podem aumentar as capacidades humanas em um grau elevado e amplificar o valor da especialização, aumentando a capacidade de trabalho de um indivíduo e libertando o trabalhador para se concentrar em trabalhos de maior valor ”.
Em resumo…
Numa era onde a tecnologia desempenha um papel crucial em quase todas as esferas, o mundo dos negócios não é exceção. Quando se trata de vendas , a inteligência artificial vem emergindo como uma ferramenta poderosa que muda a forma como as empresas se relacionam com clientes e impulsionam seus resultados.
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Ou seja, a IA está mudando o cenário de vendas. Porém, é importante ressaltar que a IA não substituirá o tato humano das operações. Em vez disso, ela os capacitará , fornecerá ferramentas e insights para que se tornem mais eficazes em suas funções. Neste cenário, é muito provável que acompanhemos em médio e longo prazo uma reformulação do papel humano dentro das empresas.
A inteligência artificial oferece oportunidades significativas para melhorar a eficiência , a personalização e a eficácia das estratégias de vendas. Ao mesmo tempo em que promove a automação necessária para que os profissionais se tornem um ativo estratégico dentro da operação.
Dessa forma, negócios que se mantêm ágeis e abertos à inovação estão bem posicionados para liderar o caminho e colher os benefícios dessa emocionante revolução nas vendas.