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Com a expansão do universo digital, uma coisa é certa: as possibilidades triplicaram. Tanto no alcance de novos públicos quanto no aumento das vendas, hoje os negócios conseguem navegar em um mar muito mais amplo. Uma estratégia vital nesse contexto é a escolha dos canais de venda apropriados. 

Mas, o que exatamente são canais de venda? E por que as empresas não precisam ficar limitadas a apenas um? Sabendo da competitividade dos negócios, as empresas precisam buscar constantemente maneiras inovadoras de comercializar seus produtos ou serviços.

Por isso, é importante conhecer a fundo as oportunidades que o seu negócio pode ter nos canais de venda online e offline. Continue a leitura e saiba mais sobre como e quais canais escolher. Vamos lá?

O que são canais de venda?

Canais de venda são os diferentes métodos e plataformas pelos quais os produtos ou serviços de uma empresa são disponibilizados aos clientes. Ou seja, os meios pelos quais o seu negócio realiza as vendas. Com a alta adesão do comércio digital, esses canais, hoje, podem ter diversas formas.

Isso significa que a sua empresa não precisa mais se ater única e exclusivamente a um ponto de venda físico. Enquanto os canais offline incluem lojas físicas, quiosques, distribuidores, entre outros, os canais online englobam sites, marketplaces, redes sociais, aplicativos, e-mails marketing, e muito mais.

Mas, ao mesmo tempo que as possibilidades aumentam, a competitividade também se torna mais forte. Por isso, é vital para os negócios evitar depender de apenas um canal de vendas. Apostando em múltiplas frentes, as empresas conseguem diversificar a fonte de receita, reduzir os riscos associados a mudanças no mercado e preferências de consumo e ter mais segurança.

Além disso, ter múltiplos canais permite alcançar um público mais amplo, pois diferentes clientes têm preferências variadas de compra, seja online ou offline. Também podemos citar como benefícios:

  • A adaptabilidade a mudanças;
  • A otimização da experiência do cliente
  • Geração de dados sobre os cliente;
  • E o apoio ao crescimento sustentável

É por isso que uma estratégia de vendas eficaz muitas vezes envolve a combinação de ambos os canais. Os canais online oferecem alcance global, conveniência e interatividade, enquanto os canais offline proporcionam experiências tangíveis, personalização e confiança.

Leia também: Passo a passo: implementar vendas D2C na indústria

 

Canais online

Os canais de venda online proporcionam uma série de benefícios significativos para as empresas. Eles oferecem acesso global a uma audiência diversificada, reduzem os custos operacionais em comparação com lojas físicas, e proporcionam conveniência aos clientes, que podem fazer compras a qualquer hora e em qualquer lugar. 

Além disso, esses canais possibilitam personalização e segmentação com base em dados do cliente, integração, flexibilidade para ajustar ofertas, e análises detalhadas do comportamento do cliente. Com a capacidade de se adaptar às necessidades do mercado e oferecer experiências de compra personalizadas. 

Vamos conhecer alguns destes canais:

E-commerce

Ter um site bem projetado e fácil de usar é essencial. Ele funciona como sua vitrine online, permitindo que os clientes naveguem pelos produtos, façam compras e obtenham informações detalhadas. Ou seja, o e-commerce é, de fato, a loja virtual dos negócios. 

Marketplaces

Diferente do e-commerce, que é especializado em uma única marca, os marketplaces ajudam a aumentar significativamente a visibilidade das empresas. Em plataformas como Amazon, eBay e Etsy seu negócio consegue acesso a milhões de compradores. Nesse sentido, ele é, basicamente, um shopping online, onde os consumidores conseguem transitar entre diferentes lojas para analisar produtos, ofertas, entre outros. 

Leia também: Passo a passo para vender em marketplaces

 

Redes Sociais

No cenário atual, as redes sociais não podem ficar de fora. Mais do que criar uma forte presença online, plataformas como Facebook, Instagram e Linkedin, por exemplo, permitem que o seu negócio aposte em estratégias de tráfego pago.

Com os anúncios sua empresa consegue atingir um público alvo muito maior, aumentando a chances de vender. Além disso, as redes sociais não apenas ajudam na promoção, mas também permitem o engajamento direto com os clientes.

Aplicativos

Outra abordagem interessante nos dias atuais são os aplicativos. Através deles  seu negócio consegue proporcionar uma experiência de compra intuitiva e conveniente para os clientes. O que gera mais conexão entre a marca e seus consumidores, aumentando o engajamento e fidelidade.

E-mail marketing

Você como consumidor sem dúvidas já foi impactado por ofertas através do e-mail marketing, não é mesmo? Isso porque este é um dos principais recursos utilizados pelas empresas para conduzir o cliente através da jornada de compra. Ele, inclusive, permite uma série de estratégias para conectar o consumidor e ajudá-lo na decisão de compra de uma maneira menos invasiva e personalizada. 

Leia também: Saiba tudo sobre inteligência artificial para vendas

 

Canais offline

Os canais de venda offline proporcionam experiências tangíveis, atendimento personalizado, estabelecem confiança entre cliente e marca, trazem a oportunidade de testar produtos, e reduzem barreiras para certos grupos de clientes. E, assim como os canais online, eles oferecem bons resultados para as empresas.

Na verdade, a integração dos canais offline com estratégias online pode criar uma abordagem omnicanal poderosa, oferecendo o melhor dos dois mundos aos consumidores. Vamos ver alguns exemplos:

Lojas físicas

Ter uma loja física permite que os clientes vejam, toquem e experimentem os produtos antes de comprar. Além disso, proporciona atendimento personalizado e constrói relacionamentos. O ponto principal nesse canal de vendas é saber como tornar a visita a um ponto físico algo atraente para o seu consumidor. Ou seja, a experiência é primordial!

Leia também: Laços para o sucesso no relacionamento com cliente

 

Eventos e feiras

Com o retorno das atividades presenciais, participar de eventos do setor e feiras comerciais oferece uma oportunidade única para interagir com clientes em potencial cara a cara e criar conexões significativas.

Distribuidores

Para ampliar a presença no mercado físico, os distribuidores podem ser uma boa abordagem. Podemos entendê-los, inclusive, como o marketplace offline. Além disso, apostando na parceria, o seu negócio consegue aproveitar a base de clientes existente dessas lojas e aumentar a atuação no mercado. 

Como escolher os canais de venda

Saber como escolher os canais de venda certo pode ser um desafio, mas, sem dúvidas, é uma análise que vale a pena. Ao adotar uma abordagem estratégica e flexível, combinando canais online e offline de maneira inteligente, seu negócio estará bem posicionado para alcançar o sucesso no mundo do comércio moderno.

Confira algumas dicas para saber como selecionar os canais que a sua empresa deve apostar:

1. Conheça seu público-alvo

Entenda quem são seus clientes ideais. Suas preferências de compra, comportamentos online e offline, e onde eles costumam fazer compras. Um estudo de persona pode ajudar a entender onde e como o seu cliente prefere contatar o seu negócio.

2. Avalie produtos e serviços

Considere a natureza dos seus produtos ou serviços. Itens de luxo podem se beneficiar de uma abordagem mais pessoal, enquanto produtos de consumo em massa podem se destacar em marketplaces online.

3. Estude a concorrência

Estar antenado no mercado é sempre importante para compreender como o seu negócio pode se destacar. Analise como seus concorrentes estão vendendo. Identifique os canais que estão utilizando e veja o que você pode aprender com suas estratégias.

4. Integração e gestão

Escolha canais que possam ser facilmente integrados ao seu sistema de gestão de vendas. Esse recurso permitirá ao seu negócio automatizar processos, economizar tempo, minimizar erros e aumentar a eficiência das vendas. Por isso, é importante contar com bons parceiros como a clicTecnologia que conta com um Hub de Integração disponível para conectar o seu negócio aos principais canais de venda online.

Leia também: O que é uma plataforma de integração comercial?

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