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Mais do que um canal direto de vendas ao consumidor, o D2C tem como característica principal a construção do relacionamento. Apostar neste modelo não significa que o seu negócio precisa migrar o canal de vendas. 

Na verdade, essa aposta deve ser encarada como uma oportunidade para criar uma comunidade ainda mais engajada com a sua marca. Quer entender mais sobre o assunto e como implementar o D2C no seu negócio? Confira os benefícios e o nosso passo a passo. Vamos lá?

Benefícios do D2C

Além da proximidade com o cliente, o D2C fornece diversos benefícios que vão desde o aumento do market share da marca, até a melhoria na experiência do consumidor e, claro, nas vendas. Veja alguns dos principais benefícios desta estratégia:

        1. Experiência do cliente

Quando pensamos em comunidade e engajamento, a experiência do cliente deve ser o foco. E isso é inquestionável, independente do setor ou segmento do seu negócio. Ao aderir ao modelo D2C a empresa consegue controlar e acompanhar com maior facilidade a jornada do cliente. Compreendendo suas necessidades e como melhorar o atendimento desde a primeira interação até o pós-venda. 

Isso também permite a coleta de dados diretamente dos clientes, compreendendo a fundo preferências e comportamentos de compra. O que, por sua vez, pode ser utilizado para as negociações nos demais modelos de vendas, como B2B, por exemplo.

        2. Aumento do market share

Como citamos anteriormente, adotar o modelo D2C não significa que a sua empresa precisará abandonar os demais canais de vendas. Na verdade, o caminho é o contrário. 

Aliando as práticas seu negócio tem a oportunidade de aumentar a porcentagem de vendas, alcançando um maior número de consumidores. Permitindo assim a atuação em diferentes frentes para aumentar a presença no mercado frente aos concorrentes.

        3. Estratégia omnichannel

E por falar em aumento da presença… O D2C facilita a implementação de estratégias omnichannel. Dessa forma as empresas conseguem oferecer uma experiência de compra integrada e consistente em diferentes canais de vendas. Desde lojas físicas, online, aplicativos e redes sociais. 

Além disso, com os atuais hábitos de compra, é importante ressaltar que os consumidores esperam uma experiência de compra sem atritos, independentemente do canal que escolham utilizar. Ao adotar uma abordagem omnichannel, as empresas D2C podem atender às necessidades dos clientes em qualquer ponto de contato, melhorando sua satisfação e fidelidade.

Leia também: Vendas omnichannel: como unificar os canais de venda

 

        4. Facilidade para o consumidor

Mais do que ampliar as opções de vendas e permitir uma estratégia multicanal, o D2C oferece aquilo que o consumidor quer: comodidade. Afinal, a possibilidade de realizar suas compras onde e como preferir é um aspecto chave para impulsionar as vendas do seu negócio. 

Passos para a implementação do D2C

Agora que entendemos um pouco sobre as vantagens deste modelo, é importante destacar que o planejamento é fundamental para o sucesso da estratégia. A adoção do modelo D2C requer investimentos em infraestrutura, tecnologia e estratégias de marketing digital.

Além de uma compreensão profunda das necessidades e preferências dos clientes. Contudo, cada empresa deve avaliar cuidadosamente seus recursos e objetivos ao apostar no modelo. Para isso, separamos alguns passos importantes para seu negócio avançar na implementação.

  • Definição de objetivos

Como em todo plano, traçar os objetivos é o primeiro passo para quem está planejando apostar no modelo. Vale lembrar que cada negócio é único. Logo, o planejamento é diferente em cada caso. Por isso, comece compreendendo quais resultados pode e deseja alcançar.

Esses objetivos podem incluir, por exemplo, as vantagens que citamos acima, como aumentar o market share, melhorar a experiência do cliente, obter margens de lucro mais altas, entre outros. Ter metas claras ajudará a orientar todo o processo de implementação, por isso, busque compreender:

  • Por que meu negócio deve investir no D2C?
  • Quais métricas serão utilizadas para a mensuração?
  • Qual estrutura e investimento será necessário?
  • Quais ferramentas podem auxiliar neste processo?
  • Que estratégias serão adotadas?

Definindo estes pontos também é importante entender como executar este plano. Caso seu negócio busque aumentar as vendas e aliar o modelo a outros canais de venda, busque estruturar ideias que diferenciam os modelos. Assim seu negócio não compete contra si mesmo.

  • Avalie a infraestrutura e logística

No modelo D2C, seu negócio será responsável pela logística e entrega dos produtos diretamente aos clientes. Portanto, garanta uma cadeia de suprimentos eficiente e bem organizada, com parceiros logísticos confiáveis, para garantir a entrega rápida e confiável dos produtos aos clientes.

Neste ponto também é importante avaliar a infraestrutura existente, tecnológica, logística e operacional. Identifique quais recursos já possui e quais precisará adquirir ou aprimorar para suportar o modelo D2C. Isso pode incluir sistemas de e-commerce, plataformas de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM), logística de entrega, suporte ao cliente, entre outros.

  • Desenvolva estratégias

Ainda que o modelo apresente diversos benefícios para o consumidor, é importante criar estratégias que o distingam dos demais canais de venda do seu negócio. Aqui, o marketing digital pode ser um importante aliado. 

Crie promessas de valor irrecusáveis, que instiguem a compra, promova seus produtos, aumente a visibilidade da marca e atraia tráfego para sua plataforma de vendas. Isso pode envolver a criação de um site otimizado, a presença nas redes sociais, campanhas de publicidade online, marketing de conteúdo, entre outros.

Leia também: Marketing de Conteúdo: como ter alta performance em vendas

 

  • Escolha bons parceiros

Saber contar com bons fornecedores tornará a implementação do modelo D2C muito mais fácil. Ao vender em plataformas on-line, por exemplo, a Flexy pode ser uma boa aliada. 

Como muitas indústrias já realizam uma operação B2B, o desafio é justamente adaptar suas vendas também ao consumidor final, função tradicionalmente atrelada a lojistas e revendedores. Por isso, essa plataforma precisa ser adequada e capaz de administrar os dados desses dois consumidores distintos.

Sem dúvida, é imprescindível que a tecnologia de vendas permita a integração de múltiplos centros de distribuição, o que facilita a gestão do estoque e do relacionamento com o cliente. Mais do que isso, ela precisa ter robustez e flexibilidade para acompanhar o crescimento da sua loja online. Todas essas funcionalidades estão presentes na Plataforma Flexy, que foi desenvolvida especialmente para empresas com operações complexas.

Aliás, outro recurso valioso para este processo é contar com um bom Hub de Integração e um sistema de Força de Vendas, como da clicTecnologia. Com as nossas soluções seu negócio conecta o e-commerce diretamente com o ERP, transitando as informações em tempo real sobre estoque, pedidos, lançamentos e muito mais. 

Leia também: ClicTecnologia e Flexy: parceria para unificação das vendas

 

Além de poder contar com uma ferramenta que une todas as movimentações do cliente, como o histórico de compras, a recorrência de pedidos. Trazendo dados estratégicos para a sua estratégia de vendas.

 


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