Empreender nos dias atuais pode ser uma tarefa árdua sem utilizar tecnologias adequadas. Entre diversos canais de vendas e ferramentas inovadoras, um ponto é essencial para garantir o sucesso: a integração entre as frentes comerciais. E é, resumidamente, o que um HUB de integrações faz.
Ele garante a conexão entre diferentes sistemas, que vão desde o ERP ou CRM até aplicativos de Força de Vendas ou marketplaces, para que o negócio possa atuar com sincronicidade. O que garante à equipe de vendas a diminuição das tarefas operacionais, minimizando erros e garantindo a integridade das informações.
Leia também: ERP integrado com Força de Vendas, vale a pena?
Essa ferramenta é muito utilizada por empresas que querem tornar a venda em marketplaces mais ágil e prática. Através do HUB as vendas online se tornam mais profissionais, garantindo a organização e a centralização dos dados para melhorar a performance.
Se você não entende ainda como uma plataforma de integrações funciona ou se já topou com esse termo na trajetória de vendas online, não se desespere! Neste artigo explicaremos tudo o que você precisa saber sobre essa ferramenta e como ela vai ajudar a otimizar suas frentes comerciais. Acompanhe!
O que é uma plataforma de integração
O nome pode até parecer estranho, mas um HUB de integração é mais simples do que você imagina! Ele é uma ferramenta que automatiza e otimiza as operações comerciais, conectando diferentes ferramentas e garantindo a transmissão de informações entre elas.
O uso dessa ferramenta faz com que as empresas possam trabalhar com mais organização e melhorar a gestão, contendo todos os dados que precisam em um só lugar.
Por exemplo, digamos que sua empresa trabalha com um ERP e um Aplicativo de Força de vendas. A integração entre eles garante que informações como a disponibilidade em estoque ou lançamento de pedidos aconteça em tempo real para que nenhum erro seja cometido.
Leia também: ERP e Marketplace: por que integrá-los?
O mesmo acontece em um marketplace. A sincronização entre os sistemas comerciais através do HUB permite gerenciar contas em diferentes marketplaces, fazendo o cadastro de produtos se tornar mais rápido. Ao mesmo tempo em que a gestão de pedidos ou produtos também é otimizada.
Ou seja, assim, seu negócio não precisa atualizar informações em cada sistema que utiliza. Nem mesmo abrir cada conta em cada marketplace para acompanhar as movimentações. Com uma plataforma de integração os dados transitam entre os sistemas de forma automática e em tempo real, o que garante centralizar toda a operação e ganhar mais visibilidade sobre os resultados.
Benefícios de uma plataforma de integração
Como já citamos, a centralização é o ponto chave das vantagens de contar com um HUB de integração. Mais do que compartilhar informações entre os diferentes sistemas comerciais da empresa, ele permite a integridade dos dados para que as atividades da equipe sejam otimizadas.
Além disso, também podemos citar como benefícios:
1. Estoque unificado
Uma plataforma de integração permite a segurança que o negócio precisa para não errar nos pedidos. Com um estoque unificado a empresa poderá receber diversos pedidos simultâneos e garantir que não existam furos que resultarão em compras canceladas.
Vale lembrar que esses problemas também impactam na reputação da empresa. Visto que, sem integração, seu negócio poderá estar oferecendo produtos sem realmente tê-los à disposição do cliente. E uma experiência ruim pode fazer com que o cliente desista de novas compras.
Leia também: Vendas omnichannel: como unificar os canais de venda
2. Lançamento de pedidos
Assim como o estoque unificado, o gerenciamento de pedidos também é um ponto chave do HUB de integração. Isso porque, com um grande volume de lançamentos é obrigatório que seu negócio possua o controle necessário para não perder nenhuma informação.
Cruzando dados entre o ERP e o marketplace, por exemplo, é possível se assegurar de que sua empresa cumprirá com a obrigação que firmou com o cliente. Além de contar com mais segurança na hora de realizar o balanço de vendas.
3. Cadastro automatizado de produtos
Imagine o seguinte cenário: sua empresa anuncia dentro dos maiores sellers do Brasil, como o Mercado Livre, Americanas, Amazon, Magalu, entre outros. Porém, para cadastrar seus produtos é preciso abrir cada sistema manualmente e cadastrar todas as informações, descrições, preços, condições de pagamento…
Trabalhoso, não é mesmo? Mas esta é a realidade de empresas que não contam com um HUB. Ao integrar o marketplace com o ERP é possível importar produtos já cadastrados e replicá-los nas diversas plataformas de vendas online. Além de reduzir tempo, isso também evita erros.
4. Automatizar processos
Bom, como já citamos nos tópicos anteriores, uma plataforma de integração garante, além da segurança dos dados, que muitos processos aconteçam de forma automática. Como, por exemplo, o envio da nota fiscal diretamente ao marketplace.
Toda essa automação permite otimizar as rotinas, melhorar a gestão do tempo da equipe, centralizar informações e, sobretudo, assegurar uma gestão mais eficiente para que sua empresa possa escalar as vendas online.
Qual a diferença entre um HUB e o ERP
Um tópico importante quando falamos de HUB de integração é o ERP. Como você já deve ter percebido neste artigo, ele é fundamental na transmissão de informações. Isso porque ele auxilia na gestão das empresas, centralizando maior parte das rotinas e processos aplicados no negócio.
Aliando estas duas ferramentas é possível oferecer mais organização, praticidade, eficácia e produtividade para os fluxos comerciais da empresa. Até porque, com a troca de informações entre elas, os riscos de erros são mitigados e o negócio pode atuar com mais segurança e performance.
Isso garante que todos os canais de vendas estejam integrados e nenhuma informação seja perdida entre os sistemas ou marketplaces utilizados pela empresa. Enquanto o ERP é voltado para a gestão dos processos internos, o HUB auxilia no controle de vendas e transita informações entre os diferentes sistemas utilizados.
Como funciona um HUB de integração
Agora que você já entendeu o que é um HUB de integração e a importância de transferir as informações entre as diversas ferramentas comerciais utilizadas pela empresa, vamos entender como tudo isso é possível?
Para integrar as frentes comerciais, um HUB utiliza, na grande maioria das vezes, uma API, ou interface de programação de aplicações. Ela é responsável por fazer com que os diferentes sistemas possam conversar entre si. Além disso, ela também permite o rastreio de origem de todos os acessos, trazendo mais dados sobre a operação sobre a jornada do cliente.
Essa API, quando direcionada para a área de vendas, faz com que a conexão atue exclusivamente junto às demandas da equipe comercial. Ou seja, garantindo as funcionalidades de vendas que a empresa precisa, como a conferência de estoque, disponibilidade de catálogos de produtos e muito mais.
Quer entender mais sobre as API’s? Confira nosso artigo sobre o segredo de um bom Força de Vendas.
Vale a pena vender em vários marketplaces com uma plataforma de integração?
A resposta, sem dúvidas, é SIM! Sabemos que as vendas online já se estabeleceram no mercado, sendo uma preferência de 82% da população, segundo um levantamento da NZN Intelligence. Ao vender simultaneamente nos maiores marketplaces do Brasil, a empresa aumenta seu alcance, disponibilizando e expondo seus produtos em mais locais.
Junto a isso, surge a necessidade de gerenciar diferentes plataformas, e é aí onde o HUB de integração se mostra essencial. Permitindo o aperfeiçoamento e a facilidade de gerir todas as contas através de um único recurso. Por isso, se sua empresa busca crescer no mercado digital, não deixe de avaliar essa solução!
Leia também: Por que vender em Marketplaces?
Em resumo…
Com a transformação digital, vemos diariamente novas soluções e recursos que podem ajudar as frentes comerciais das empresas. Porém, junto às novas opções, é preciso contar com ferramentas que garantam a sincronicidade da operação. Seja ERP, CRM, Sistemas de Força de Vendas ou marketplace, é fundamental que todos os sistemas utilizados pela empresa possam conversar entre si.
Essa conexão é facilitada através de uma plataforma de integração, que permite a transferência automática de dados entre as plataformas para garantir que a empresa não tenha retrabalhos, otimize tempo e tenha uma gestão unificada de todo o setor comercial.
Quer entender tudo o que um HUB de integração pode fazer pelo seu negócio? Conte com a ClicTecnologia! Integrando os maiores marketplaces do Brasil, diversos sistemas de ERP e CRM, somos especialistas em trazer mais inteligência de vendas para o seu negócio, ativando e melhorando a performance das suas frentes comerciais. Converse com nossa equipe!