Para que a equipe de vendas tenha um bom desempenho no mês, realizar a democratização de informações em vendas é importante, compartilhando dados sobre indicadores de vendas com toda a equipe.
Sem essa democratização, a equipe de vendas não consegue ter bons resultados no fim do mês, visto que eles não conseguem observar o desempenho das vendas.
Obtendo informações com a gestão de desempenho
Primeiramente, para que um gestor comercial consiga obter os indicadores de vendas, a gestão de desempenho é necessária. Essa gestão é o processo de alinhar expectativas e metas para o trabalho, acompanhando a performance, analisando os resultados e implantando ações de melhoria.
Com informações que auxiliam com que sejam implantadas ações para otimizar e obter melhores resultados, elas não podem ser resguardadas apenas pelos gestores. É preciso que a democratização de informações em vendas seja feita, algo possível com a comunicação empresarial.
Democratização de informações em vendas com a comunicação empresarial
Definimos como comunicação empresarial o ato de disponibilizar informações de uma empresa, podendo ser de forma externa ou interna. Na comunicação empresarial interna, se democratizam as informações para os colaboradores.
No caso da equipe de vendas, as informações são transmitidas sem ruídos, transmitindo os indicadores de vendas de forma completamente segura. Ao fazer isso, diversos benefícios podem ser percebidos.
Principais benefícios da democratização de informações em vendas
Como mencionados, a democratização de informações em vendas pode garantir vantagens para a melhora no desempenho da equipe, além de muitas outras vantagens. Vejamos abaixo:
-
Maior agilidade ao solucionar problemas
Democratização de informações em vendas possibilita uma otimização na solução de atendimentos e problemas de clientes ao implementar a estratégia de utilizar informações centralizadas.
Ao implementar o portal de indicadores, é possível centralizar a inteligência do negócio em uma única plataforma, disponibilizando para a equipe de vendas todas as informações necessárias para o atingimento de metas, tudo isso diretamente de um dispositivo móvel.
Dessa forma, se gera uma agilidade muito maior na resolução dos problemas pelo fato da equipe possuir, em tempo real, todos os indicadores de vendas que eles precisam.
-
Aumento de foco
Um portal de indicadores que centraliza as informações em vendas auxilia também na recuperação de foco dos colaboradores. Isso ocorre porque agora eles não estarão perdidos, sem um norteador para suas ações.
O acesso dos indicadores de vendas faz a equipe ter conhecimento de todo o desempenho em conjunto, sabendo quais são os pontos críticos e tomando melhores medidas para a melhor solução.
-
Comunicação sem ruídos
Se a equipe necessita utilizar apenas uma plataforma para obter todos os dados que precisam, isso reduz praticamente todos os ruídos de comunicação que antes eram um dos maiores motivos para o mau desempenho no final do mês. Assim, se evitam erros que antes eram causados apenas pela má comunicação.
Podemos observar como a democratização de informações em vendas se faz extremamente importante ser realizada para melhorar o desempenho da equipe e o alcance dos objetivos mais importantes.
Com o Portal de Indicadores da Clic, sua equipe comercial consegue observar todos os indicadores de vendas necessários para otimizar o trabalho e garantir um bom desempenho em relação às metas. Conheça a nossa solução!