Skip to main content

Como você avalia o que é um bom vendedor? Para alguns a resposta pode ser aquele que realiza vendas com frequência . Enquanto, para outros, um bom vendedor é quem cria relações fiéis com o cliente . A questão é que, com a transformação digital, para ser um bom vendedor é preciso desenvolver habilidades que vão além das questões técnicas . O que é conhecido como soft skills .

Isso porque, com tantas soluções tecnológicas e automações nas rotinas, é necessário que o profissional vá além e se destaque através de habilidades pessoais. Segundo um estudo do CareerBuilder, 77% das empresas acreditam que as habilidades sociais são tão importantes quanto as técnicas no dia a dia de trabalho .

Mas, o que isso significa para os representantes comerciais? Com cada vez mais ferramentas no dia a dia, é necessário que, para se destacar e alavancar as vendas, o profissional esteja aberto a constantes mudanças e busque desenvolver seu talento através de conexões mais humanas .

Quer entender mais sobre como as soft skills podem ajudar? Continue a leitura e entenda mais sobre a importância dessas habilidades para as vendas

O que é soft skill?

Soft skills são características do desempenho profissional diretamente às competências sociais , comportamentais e emocionais dos profissionais . Elas são o contraponto das hard skills, ou seja, as habilidades técnicas de um vendedor, como o conhecimento sobre dados, adotados e cursos profissionalizantes, por exemplo.

Como soft skills, diferente das hard, são características mais difíceis de tangibilizar. Até porque, elas são construídas de acordo com a experiência psicossocial de cada indivíduo , o que as tornam técnicas mais complexas de serem assimiladas. 

Para um representante comercial , as soft skills envolvem saber lidar com a pressão do dia a dia, resolução de conflitos e, sobretudo, com a resiliência nas vendas. 

Leia também: Conheça o D2C e aumente as vendas do seu negócio

 

Principais soft skills para representantes

Mais do que conhecer sobre o produto e estar antenado nas ferramentas que envolvem o universo das vendas, um bom representante precisa saber sanar a dor dos clientes e se conectar com ele . Para isso, separamos algumas soft skills essenciais que vão te ajudar a vender mais. Confira:

  • Saber se comunicar

Ok, talvez você tenha visto esse tópico e pensado “mas isso é claro”. Mas, não é exatamente fácil. Isso porque, se comunicar vai muito além de passar a sua mensagem. Essa soft skill fala sobre saber ouvir e falar com assertividade o que o cliente precisa saber.

É sobre saber fazer as perguntas certas e entregar a mensagem da melhor maneira para sanar o problema do cliente. Nas vendas, essa habilidade precisa ser clara e consultiva, sabendo entender onde está a necessidade e como abordá-la da melhor forma. 

  • Pensamento analítico

Os dias atuais são regidos por dados e as ferramentas do dia a dia nos trazem uma emoção de informações cruciais para uma boa performance. Mas, além de possuir esses dados, é preciso desenvolver a capacidade analítica sobre eles. Conseguindo analisar onde existem oportunidades e melhorias a serem evoluídas

Sobretudo, um representante de alta performance é aquele que consegue tirar o máximo proveito dessas informações. Analisando com precisão o que precisa ser ajustado em sua estratégia e como trazer soluções que podem ajudar na hora da negociação com o cliente .

Leia também: Como automatizar a análise de informações?

 

  • Empatia

Um termo muito debatido nos dias atuais, a empatia trata sobre compreender o outro. E, nas vendas, isso é fundamental para compreender desde o primeiro contato o que o lead precisa e como sua empresa pode ajudá-lo. 

Essa soft skill se relaciona muito com a habilidade de saber se comunicar e ouvir o cliente. Aliás, isso vai permitir que o representante entenda os desafios do seu cliente e, assim, propor a melhor solução para garantir a venda.

  • Resiliência

Como já citamos, a resiliência é uma das soft skills mais importantes para os representantes comerciais. Isso porque nós sabemos que o dia a dia de quem trabalha com vendas precisa de muito jogo de cintura. 

Contudo, entre negativas, propostas paradas e reuniões agendadas, o representante de vendas precisa saber como lidar com as oportunidades perdidas. E desenvolva a capacidade de tirar proveito dessas situações, transformandoas em oportunidades.

  • Inteligência emocional

O emocional está muito ligado às soft skills. Isso porque, para a maioria das pessoas, é muito difícil desatrelar o ambiente pessoal do profissional. E isso é perfeitamente normal! A inteligência emocional então, é o ponto que aborda sobre as respostas que damos às situações adversas, ou às decisões que precisam ser tomadas sob pressão.

Além disso, ter inteligência emocional é desenvolver a habilidade de lidar com os problemas de forma mais assertiva, se adaptando às mudanças e sabendo lidar com a guarda que alguns momentos podem propiciar. Para desenvolver essa capacidade, recomendamos palestras do TEDx, como a de Daniel Goleman , que traz uma reflexão sobre ” Por que não somos mais compassivos na maior parte do tempo? “.

Em resumo…

O setor de vendas é altamente competitivo. Para se destacar e conseguir alavancar as vendas, o representante precisa ofuscar os concorrentes criando diferenciais , principalmente no que diz respeito ao relacionamento com o cliente desde o primeiro contato. 

As ferramentas tecnológicas, como um bom Sistema de Força de Vendas , por exemplo, auxiliam muito no dia a dia, mas, além disso, o profissional precisa desenvolver cada vez mais as habilidades sociais. Por isso é tão importante saber realizar uma união entre hard e soft skills.

Quer saber mais sobre como os costumes diários podem ajudar a aumentar seus resultados? Confira também o nosso artigo sobre 7 hábitos para aumentar o sucesso em vendas.